[weglot_switcher]

Zypho procura 750 mil euros na maior campanha portuguesa de sempre na Seedrs

Empresa que criou um inovador recuperador de energia térmica da água do duche inaugura a maior campanha de investimento portuguesa feita até agora através da Seedrs.
21 Maio 2018, 12h17

A Zypho, criadora de um inovador recuperador de energia térmica da água do duche,  acaba de lançar aquela que é, até agora, a maior operação de financiamento de sempre feita por empresas portuguesas através de ‘equity crowdfunding’. Para tal, a empresa fundada por José Meliço recorre à Seedrs, plataforma europeia de ‘equity crowdfunding’, visando angariar financiamento por parte de investidores em todo o mundo.

Sobre o montante a captar, a plataforma avança, em comunicado, que será, no mínimo, 750 mil euros por 25,39% de ‘equity’, avaliando a empresa em 2,2 milhões de euros. A ronda de financiamento estará ativa durante os próximos 60 dias. Sobre esta operação, José Meliço esclarece que permitirá “avançar com a nossa estratégia e processo de internacionalização, bem como desenvolver novos produtos. Com este modelo de financiamento conseguimos captar investidores de todo mundo, mas também promover o nosso produto junto de potenciais clientes e parceiros”.

O financiamento captado através da campanha na Seedrs será direcionado para maximizar oportunidades e fortalecer parcerias nos mercados com maior potencial – Reino Unido, Europa Central e Benelux; para o desenvolvimento de novos produtos; para o investimento em marketing; para o reforço de recursos humanos e para dominar as principais regulamentações de mercado relativas à eficiência energética.

 

A ideia de José aos 14 anos

Criada a partir da ideia e da visão inovadora que José Meliço teve aos 14 anos, decorrente da sua preocupação com a ineficiência do aquecimento da água do duche das perdas que ocorriam, a Zypho é um sistema tecnológico compacto de recuperação de calor da água do duche, que contribui para melhorar a eficiência energética das habitações ao poupar até 30% da energia consumida para o aquecimento de águas. A ideia destacou-se e foi apurada nos três finalistas no EDP Richard Branson Innovation Award, captando a atenção da EDP, bem como da empresa Change Partners, que viria a investir na Zypho.

Presente em mais de 15 países em quatro continentes, a empresa portuguesa conta já com parcerias sólidas com distribuidores de referência que abrangem o mercado britânico, escandinavo, centro e norte da Europa, assim como o Brasil, África do Sul e Austrália. Direcionado não só para habitação, mas também para fins comerciais (Hotéis, Ginásios, Hospitais, etc), a tecnologia Zypho pretende contribuir para atingir o objetivo da Comissão Europeia para que, a partir de 2020, todos os edifícios novos cumpram uma ambiciosa meta de eficiência energética.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.