[weglot_switcher]

150 mil alunos do secundário regressam à escola esta segunda-feira

Para garantir as aulas presenciais aos alunos do 11.º e 12.º anos, o Governo distribuíu 4,2 milhões de máscaras em todo o país.
18 Maio 2020, 07h55

Maia de 5o0 escolas secundárias, encerradas há cerca de dois meses devido à pandemia da Covid-19, reabrem esta segunda-feira, 18 de maio, as suas portas, depois de desinfetadas pelo Exército. As aulas presenciais envolvem apenas os alunos do 11.º e 12.º anos nas disciplinas sujeitas a exame nacional e os alunos do 2.º e 3.º anos dos cursos de dupla certificação do secundário, num total de cerca de 150 mil estudantes.

O regresso à escola é assinalado pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e pela secretária de Estado da Educação, Susana Amador, na Escola Secundária de Santa Maria, em Sintra, que integra o Agrupamento de Escolas do Monte da Lua.

Esta operação de desconfinamento escolar está a ser efetuada no meio de grandes medidas de segurança, sendo encarada como um tubo de ensaio com vista à preparação do próximo ano letivo, que, neste momento, ninguém consegue antecipar em rigor.

Em todas as secundárias onde a partir de hoje e até dia 26 de junho vai haver aulas, o uso de  máscara é obrigatório para todos no interior da escola – alunos, professores e auxiliares, tal como a desinfeção das mãos à entrada e à saída.

O horário das escolas foi estabelecido entre as 10h00 e as 17h00, mas é esperado que a maioria cumpra as instruções do Ministério da Educação para que concentrem o máximo de aulas de cada turma de forma a minimizar o número de vezes que os alunos tenham de se deslocar à escola, ao longo da semana.

Para garantir esta operação, o Governo enviou para as mais de 500 escolas envolvidas 17 mil litros de desinfetante, 620 mil luvas, 966 mil aventais e mais de 22 mil viseira, segundo revelou o primeiro-ministro, António Costa, no final da reunião de Conselho de Ministros, na semana passada. Os equipamentos foram transportados e distribuídos pelas Forças Armadas.

Este 18 de maio também reabrem as creches que acolhem crianças a partir dos zero anos, embora os pais tenham a opção de ficar em casa com os filhos por mais duas semanas. Há cerca de 2000 creches envolvendo cerca de 29 mil funcionários, previamente testados à Covid-19.

O pré-escolar regressará a 1 de junho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.