[weglot_switcher]

Faria e Castro: “Investimento público colapsou em 2011 e apenas recuperou de forma modesta”

A subida dos juros traz também grandes desafios à economia portuguesa. Em entrevista nesta “Fast Talk” do JE, Miguel Faria e Castro, economista sénior da Reserva Federal de St. Louis, pede mais atenção, sobretudo ao que vai além da ‘bazuca’ europeia.
27 Junho 2023, 08h45

A subida de juros colocará, em teoria, grandes desafios à economia portuguesa, dada a sua vulnerabilidade pela via das taxas variáveis nos créditos à habitação, mas Miguel Faria e Castro, economista sénior da Reserva Federal de St. Louis, confessa ao JE que a performance nacional no último ano tem surpreendido pela positiva.

Dada a resistência que a zona euro também tem demonstrado – e mesmo considerando que, em termos técnicos, já deve estar em recessão –, até as exportações nacionais podem resistir melhor à quebra esperada da atividade, com mais vitalidade nos nossos parceiros comerciais, contribuindo para que Portugal continue a trajetória de crescimento e redução da dívida.

Ainda assim, o trade-off entre serviços públicos e finanças saudáveis torna-se cada vez mais evidente, com o economista a pedir mais atenção ao investimento público, sobretudo ao que vai além da ‘bazuca’ europeia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.