[weglot_switcher]

5G: Operadoras de telecomunicações brasileiras recusam reunir com oficiais diplomáticos norte-americanos

As principais empresas de telecomunicações brasileiras pretendem “ser capazes de tomar livremente nossas melhores decisões”, pelo que recusaram reunir com os responsáveis americanos, que defendem a exclusão da Huawei do concurso para a rede 5G no Brasil.
  • DR
8 Novembro 2020, 17h19

As quatro principais operadoras de telecomunicações brasileiras recusaram o convite dos oficiais norte-americanos no país para uma reunião sobre a implementação da rede de 5G no Brasil, noticia a Reuters. A reunião serviria para a missão diplomática americana pressionar as empresas em questão a excluir a Huawei deste concurso.

De acordo com uma fonte ligada ao setor consultada pela Reuters, a Vivo, Claro, TIM e Oi recusaram reunir com o embaixador norte-americano no Brasil, Todd Chapman, e o subsecretário para o Desenvolvimento Económico, Energia e Ambiente do Departamento de Estado dos EUA, Keith Krach. O encontro teria lugar na próxima segunda-feira.

“Este convite não é compatível com as opções de livre mercado a que estamos acostumados”, afirmou a fonte, sob condição de anonimato. Para as companhias brasileiras, um encontro entre autoridades de um país estrangeiro com uma empresa privada brasileira seria “impróprio” sem que houvesse a intermediação do governo local. Contactados pela Reuters, a embaixada americana e as operadoras brasileiras recusaram comentar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.