[weglot_switcher]

66,2 mil milhões. Tesla sobe dois lugares e é a marca automóvel mais valiosa

Tesla vale cinco vezes mais do que valia em 2019. Esta é a primeira vez que uma marca exclusivamente elétrica ascende ao trono do ranking efetuado pela Brand Finance.
  • 3. Elon Musk
4 Abril 2023, 13h23

Sem se ouvir, a Tesla assumiu a primeira posição da lista de marcas automóveis mais valiosas do mundo. Vistosa mas silenciosa, a marca gerida por Elon Musk (e um batalhão para tentar cobrar alguns erros do CEO) cresceu 44% no último ano e vale agora 66,2 mil milhões de dólares (60,7 mil milhões de euros), indica um novo estudo da Brand Finance.

Esta é a primeira vez que uma marca que produz unicamente veículos elétricos ascende ao trono do ranking efetuado pela Brand Finance, sendo que é também a primeira vez que a Tesla lidera esta mesma lista.

De acordo com o estudo, a Tesla vale agora cinco vezes mais do que na pré-pandemia. No entanto, é importante relembrar que a fabricante de veículos unicamente elétricos só deu lucro, pela primeira vez, em 2020, tendo apresentado um crescimento conciso desde então.

“Este crescimento no valor da marca é um sinal positivo para a Tesla, uma vez que indica que os consumidores estão a reconhecer e a valorizar mais a marca, o que pode potencialmente levar a um aumento das vendas e da receita no futuro”, aponta Alex Haigh, diretor de avaliação da Brand Finance.

“A indústria automóvel é altamente competitiva, portanto, para a Tesla alcançar este nível de crescimento no valor da marca é uma conquista notória e um testemunho do valor da marca. A Tesla deve agora trabalhar para proteger isso daqui para a frente, de forma a construir a força da marca a longo prazo”, defende.

Este ano, a Tesla ultrapassou duas marcas que têm andado lado-a-lado na batalha pelo primeiro lugar. Ultrapassou a número um do ano passado, a Mercedes-Benz, que perdeu 3% do valor para 58,8 mil milhões de dólares (53,9 mil milhões de euros) e a Toyota, que ficou em segundo lugar, mas este ao perdeu 18% do seu valor para 52,5 mil milhões de dólares (48,2 mil milhões de euros).

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.