[weglot_switcher]

“A partir de casa, sempre que possível”. Fujitsu anuncia plano permanente de teletrabalho

Com a mudança, a Fujitsu pretende melhorar o desempenho dos funcionários e por isso dará preferência ao trabalho remoto.
6 Julho 2020, 12h54

A empresa de tecnologia Fujitsu anunciou que reduzirá para metade o espaço do escritório no Japão para se adaptar ao “novo normal” e que os funcionários vão trabalhar a “partir de casa sempre que possível”, segundo a BBC.

No plano definido pela Fujitsu, os funcionários “começarão a trabalhar principalmente de forma remota para alcançar um estilo de trabalho que lhes permita usar o tempo de maneira flexível, adequado ao seu trabalho, funções e estilo de vida”. A empresa garantiu ainda que permitirá aos funcionários escolher onde vão trabalhar.

Num comunicado enviado à BBC , a Fujitsu disse que “introduzirá uma nova forma de trabalhar que promete uma experiência produtiva e criativa para os funcionários, que impulsionará a inovação e agregará novo valor”.

A Fujitsu acredita que uma maior autonomia dos trabalhadores ajudará a melhorar o desempenho das equipas e a aumentar a produtividade.

Sree Sreenivasan, professora de Inovação Digital, da Escola de Jornalismo, da Universidade Stony Brook, em Nova Iorque, apontou que a decisão da Fujitsu destaca o enorme impacto, a longo prazo, da pandemia na maneira como muitos de nós trabalhamos.

“Este é mais um sinal de que tudo o que sabemos sobre escritórios e o futuro do trabalho, está a ser revertido. Milhares de empregadores e milhões de funcionários estão a aprender os prós e contras do novo normal”, explicou Sree Sreenivasan.

“Se conseguirem combinar o melhor dos prós (menos deslocamento, mais produtividade, menos despesas), enquanto minimizam os contras (falta de vínculo pessoal), milhões ficarão gratos “, garantiu Sree Sreenivasan.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.