[weglot_switcher]

“A recessão poderá aumentar as desigualdades económicas”, alerta Jerome Powell

Powell quis ainda reconhecer “os trágicos eventos que mais uma vez destacaram a dor da injustiça racial”, referindo-se à morte George Floyd, pela qual quatro polícias de Minneapolis estão a ser acusados por homicídio, e à subsequente onda de protestos em várias cidades dos Estados Unidos.   
16 Junho 2020, 16h32

A crise económica causada pela pandemia de Covid-19 não tem impactado todos os norte-americanos de forma uniforme e as familías com os rendimentos mais baixos têm sido de longe as mais afetadas pela abrupta quebra no emprego, afirmou esta terça-feira Jerome Powell, presidente da Reserva Federal, sublinhando que os afro-americanos, os hispânicos e as mulheres são os grupos que perderam mais postos de trabalho.

A queda no Produto Interno Bruto real (PIB) dos Estados Unidos neste trimestre irá provavelmente será o mais grave desde que há registos, recordou, numa audição semestral sobre o relatório de política monetária no Congresso. ” O ônus da crise não caiu de forma sobre todos os americanos”, sublinhou, “em vez disso, os menos capazes de suportar a crise foram os mais afetados”.

O presidente do banco central alertou que “se não for contida e revertida, a contração pode alargar ainda mais as diferenças no bem-estar económico que a longa expansão tinha feito algum progresso em encurtar”.

Powell quis ainda reconhecer “os trágicos eventos que mais uma vez destacaram a dor da injustiça racial”, referindo-se à morte George Floyd, pela qual quatro polícias de Minneapolis estão a ser acusados por homicídio, e à subsequente onda de protestos em várias cidades dos Estados Unidos.

“A Reserva Federal serve toda a nação. Operamos em e fazemos parte de muitas comunidades em todo o país em que os americanos enfrentam e expressam-se sobre questões de igualdade racial”, referiu. “Falo pelos meus colegas em todo o Sistema da Reserva Federal quando digo que não há lugar na Fed para o racismo e não deve haver lugar para isso na nossa sociedade. Todos merecem a oportunidade de participar plenamente a nossa sociedade e economia”.

“Entendemos que o trabalho da Fed afeta comunidades, famílias e empresas em todo o país. Tudo o que fazemos está ao serviço da nossa missão pública. Estamos comprometidos em usar toda a nossa gama de ferramentas para apoiar a economia e ajudar a garantir que a recuperação deste período difícil seja a mais robusta possível”, vincou.

“Incerteza significativa”

Jerome Powell disse que recentemente alguns indicadores apontaram para uma estabilização e, em algumas áreas, até uma recuperação modesta da atividade económica. Com uma redução das restrições à mobilidade e comércio e a extensão de empréstimos e apoios federais, algumas empresas estão abrir, enquanto cheques de estímulos e subsídios de desemprego estão a apoiar os rendimentos e as despesas das famílias e que, como resultado, o emprego aumentou em maio.

“Dito isto, os níveis de produção e emprego continuam muito abaixo dos níveis pré-pandémicos, e permanece uma incerteza significativa em relação momento e a força da recuperação”, alertou.

“Grande parte dessa incerteza económica advém da incerteza sobre o caminho da doença e os efeitos das medidas para contê-la”, vincou. “Até que o público tenha certeza de que a doença está contida, é improvável uma recuperação completa”.

Avisou ainda que quanto mais durar a desaceleração, maior o potencial de danos a longo prazo decorrentes da perda permanente de empregos e do fecho de negócios. “Longos períodos de desemprego podem corroer as habilidades dos trabalhadores e prejudicar suas perspectivas de emprego futuro”, disse.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.