O lamentável episódio envolvendo a participação de Bruno Carvalho num programa da TVI veio demonstrar que os tempos mudaram no que diz respeito a uma maior consciencialização sobre a responsabilidade social das empresas.

A braços com uma intensa disputa com a líder de audiências SIC, a TVI decidiu dar palco a uma pessoa caída em desgraça, cujo temperamento histriónico e instável era do conhecimento da maioria dos portugueses. E quando – surpresa – essa pessoa passou das marcas, a TVI decidiu aproveitar ao máximo a situação.

Perante as situações que ocorreram no programa, mesmo dando o benefício da dúvida ao ex-presidente do Sporting, a estação poderia ter agido de imediato e de forma discreta, retirando-o de cena.

Ao fazê-lo, estaria não só a proteger as pessoas envolvidas, incluindo o próprio Bruno de Carvalho, como também teria transmitido uma mensagem à sociedade a respeito da violência física e psicológica nas relações amorosas. Estaria a dizer aos milhões de pessoas que assistem ao programa que esse tipo de comportamentos não é aceitável. Mas não, a TVI decidiu prolongar a situação, justificando-se, pela voz de Cristina Ferreira, com uma alegada “neutralidade”, como se não tivesse responsabilidade pelo que estava a transmitir.

A TVI pensou, talvez, que não existe má publicidade, apenas publicidade, e que no fim do dia o que conta são as audiências. Como terá dito em tempos a própria Cristina Ferreira, a televisão servirá para entreter e não para educar. Mas o mundo mudou e esta postura fez ricochete contra a TVI. Não só os portugueses não são os tontos que alguns julgam, como os anunciantes estão cada vez mais atentos à temática da sustentabilidade ambiental e social. Na sequência do caso, as marcas Betano e Vinted suspenderam os seus patrocínios ao programa em causa, num sinal claro de que longe vai o tempo em que as empresas podiam correr o risco de surgirem associadas a situações de exploração da miséria humana.

Quanto à TVI, a estação pode ter conquistado alguns pontos nas audiências – e provavelmente vai ganhar mais alguns se conseguir manter Bruno de Carvalho a aparecer no programa nas próximas semanas – mas ficamos todos esclarecidos sobre a forma como encara a sua responsabilidade social. O que é pena, tendo em conta que se trata de uma casa com excelentes jornalistas e outros profissionais que mereciam melhor.