[weglot_switcher]

A sete dias do prazo final para a saída do Reino Unido, há finalmente acordo para o Brexit

Após meses de duras negociações, há fumo branco na questão do acordo de saída do Reino Unido da União Europeia. Apenas sete dias antes do final do prazo, Bruxelas e Londres finalmente chegaram a um entendimento para uma saída ordenada da Grã-Bretanha do bloco europeu.
24 Dezembro 2020, 15h01

Após meses de duras negociações, há fumo branco na questão do acordo de saída do Reino Unido da União Europeia. Apenas sete dias antes do final do prazo, Bruxelas e Londres finalmente chegaram a um entendimento para uma saída ordenada da Grã-Bretanha do bloco europeu, anunciam várias fontes, incluindo a BBC e a Reuters.

Ambas as partes se mostraram satisfeitas com o acordo, embora obviamente o lado britânico estivesse mais eufórico. Boris Johnson falou no “maior acordo de comércio livre de sempre”, algo que um comunicado emitido por Downing Street havia já sublinhado.

“O acordo é fantástico para famílias e empresas em todas as partes do Reino Unido. Assinamos o primeiro acordo de comércio livre baseado em zero tarifas e zero quotas que jamais havia sido conseguido com a UE”, lê-se no referido comunicado.

Já do lado europeu, a satisfação pelo acordo contrasta com a tristeza pela saída de um aliado como os britânicos do projeto europeu.

“No fim de negociações bem-sucedidas na Alemanha, normalmente sinto alegria. Hoje, devo confessar que me sinto apenas calma, satisfeita e aliviada”, afirmou Ursula von der Leyen na conferência de imprensa desta quinta-feira em que abordou o assunto.

Ainda assim, a líder europeia garantiu que estão salvaguardados os interesses europeus nas questões fraturantes que marcaram os últimos meses de negociações, nomeadamente a garantia de uma competição justa e na política de pescas.

“A UE e o Reino Unido continuarão a trabalhar lado a lado na obtenção dos seus objetivos comuns”, garantiu a presidente da Comissão Europeia, que assegurou também que “as regras e padrões europeus serão respeitados”.

Secundando as declarações da líder europeia, o negociador-chefe do bloco europeu para este processo também se mostrou aliviado, ainda que triste pela saída dos britânicos.

“Hoje é um dia de alívio, mas também de alguma tristeza, quando comparamos o que tínhamos à partida para este processo com o que se segue”, expressou Michel Barnier.

Este acordo conseguido à última hora evita uma saída desordenada do Reino Unido da UE, algo que se temia poderia ter consequências caóticas para ambas as economias, sobretudo pelas profundas ligações comerciais entre os dois blocos. Ainda assim, parece haver mais distância entre as duas economias do que seria expectável aquando da votação que ditou a saída britânica do projeto europeu.

[notícia atualizada às 16h08]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.