[weglot_switcher]

“A vitória de Erdogan não conforta os investidores estrangeiros”, aponta especialista (com áudio)

A queda da lira mostra, na opinião dos especialistas em mercados e na política turca, que o modelo económico implementado no país “não funciona”, pelo que a moeda otomana se encontra em queda.
29 Maio 2023, 09h43

Recep Tayyip Erdogan foi declarado o justo vencedor das eleições presidenciais na Turquia à segunda volta, revalidando o seu mandato de duas décadas. No entanto, os mercados não parecem muito satisfeitos com a vitória.

A reagir à vitória está a moeda turca, a lira, que se encontra em queda em relação ao euro e ao dólar. A moeda otomana cai 0,3% em relação ao dólar americano, marcando mínimos históricos na sua negociação, sendo uma nota de um dólar já vale mais que 20 liras. A moeda turca perde 0,4% em relação à moeda negociada na União Europeia, com uma moeda de um euro a valer mais de 21,5 liras.

O especialista Hasain Malik, Strategy & Head of Equity Research da Tellimer, confessa à “Bloomberg” que “uma vitória de Erdogan não conforta nenhum investidor estrangeiro”. “Com uma inflação muito elevada, taxas de juro muito baixas e sem reservas líquidas monetárias, uma crise dolorosa que afete todos os ativos pode estourar”, aponta Malik.

Por sua vez, o gestor Burak Cetinceker, da Strateji Portfoy em Istambul, adianta que a queda da lira mostra que “o modelo económico atual não funciona”. “Erdogan provavelmente está ciente disso e é possível uma transição para uma política ortodoxa num futuro próximo, caso contrário não é sustentável”.

Cetinceker explica ainda que qualquer sinal de mudança de política “seria bem recebido pelo mercado”, uma vez que a popularidade do presidente reeleito caiu na última década, marcada por uma política mais apertada em relação ao seu primeiro mandato.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.