[weglot_switcher]

Abertas candidaturas para o Concurso Nacional para Jovens Cientistas

Iniciativa da Fundação da Juventude, o concurso é destinado a estudantes do ensino básico, secundário e primeiro ano do ensino superior.
20 Maio 2021, 21h35

Estão abertas até 28 de junho as candidaturas para a 29ª edição do Concurso Nacional para Jovens Cientistas. Podem concorrer estudantes do ensino básico, secundário e primeiro ano do ensino superior, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos.

Além de prémios pecuniários, o concurso dá a oportunidade de participar em certames internacionais com os melhores projetos nas seguintes categorias: Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Física, Informática/Ciências da Computação, Matemática, Química e Bioeconomia.

Os projetos são avaliados por um júri nomeado pela Ciência Viva – Agência Nacional para Cultura Científica e Tecnológica e que integrará professores e investigadores de mérito reconhecido nas  diferentes áreas científicas envolvidas, para além de representantes da Fundação da Juventude, da Ciência Viva e da Agência Portuguesa do Ambiente e da Direção Geral da Educação.

Segundo a Fundação da Juventude, a 15ª Mostra Nacional de Ciência será no final de setembro e, de acordo com a evolução da pandemia, deverá acontecer em formato virtual ou híbrido.

Esta edição é organizada pela Fundação da Juventude em colaboração com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

O Concurso Nacional para Jovens Cientistas é uma referência na história da Fundação da Juventude, que já promoveu 28 edições, contabilizando cerca de 1.900 projetos de 4.600 jovens, em colaboração com 1.200 professores de 1.000 escolas, tendo garantido a oportunidade de participação a mais de 250 jovens em certames internacionais.

Em 2020, no único evento virtual até agora, dois grupos de jovens estudantes portugueses ganharam o 1º e 3º prémio no Virtual Forum “Step into the Future” 2021 da Rússia.

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.