[weglot_switcher]

Acidentes de moto ceifam 90 vidas em 2017

Entre janeiro e agosto de 2017, foram 90 as vítimas mortais resultantes de acidentes com motos, um valor quase duas vezes superior ao registado em igual período de 2016 e o mais alto desde 2012.
26 Outubro 2017, 14h09

Só em 2012 se encontra igual número de vítimas mortais resultantes de acidentes com motos. Os dados da Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária (ANSR) apontam para que, entre janeiro e agosto deste ano, tenham perdido a vida 90 motards, um valor que supera em quase duas vezes o registado em igual período do ano passado, em que se registaram 48 vítimas mortais.

Dos 5836 sinistrados registados pela ANSR, 5348 são feridos leves e 398 são feridos graves. Aliás, uma análise comparativa dos dados revela que, nos dez últimos anos, este foi o ano em que mais vítimas se registaram, algo que o presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa, José Miguel Trigoso, considera um aumento “brutal e preocupante”, em declarações ao Jornal de Notícias. Ao mesmo jornal, Trigoso refere não existirem estudos que expliquem esta subida, mas acredita que possa estar relacionada com o aumento do uso de veículos de duas rodas.

Recorde-se que, perante o aumento da utilização de motos e da subida da sinistralidade, o Governo pretende implementar várias medidas até 2020, como o incentivo à compra de motos com motores mais seguros a a obrigatoriedade de utilização de mais equipamento de segurança.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.