[weglot_switcher]

Ações da EDP tombam 4,4% penalizadas por revisão em baixa da estimativa do lucro

A elétrica liderada por António Mexia cortou a estimativa do lucro recorrente para este ano devido à queda dos volumes e ao aumento dos preços. O mercado está a reagir de forma negativa.
3 Novembro 2017, 11h47

Os títulos da EDP Energias de Portugal estão a sofrer pressão forte esta sexta-feira após a empresa ter revisto em baixa o guidance para o lucro recorrente este ano. As ações tombam 4,42% para 2,196 euros, tendo chegado a tocar nos 2,952 euros.

Numa apresentação publicada no site da CMVM, a elétrica explicou que reviu o guidance para 2017 “após as condições de mercado mais difíceis no segundo semestre”.

O lucro recorrente é previsto ficar entre 850 milhões de euros e 900 milhões, quando a anterior previsão era de igual ou acima de 919 milhões.  O EBITDA recorrente deverá ficar entre 3.500 milhões e 3.600 milhões, face à meta anterior de cerca de 3.600 milhões.

Em relação aos dividendos, a EDP mantém a política anunciada anteriormente, ou seja, de um dividendo mínimo de 0,19 euros por ação.

A empresa salientou que a geração e a distribuição de energia na Península Ibérica estão a ser impactadas “pelos volumes hidroelétricos, que ficaram abaixo do esperado, o aumento dos preços de electricidade em pool (nuclear em França, carvão) e maiores custos regulatórios”. No conjunto deverão ter um impacto negativo de 70 milhões de euros a 80 milhões no EBITDA do segundo trimestre.

[Peça atualizada às 12h08]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.