Qual é, afinal, o propósito dos ‘smartphones’?

A Uniplaces revelou os resultados de um estudo realizado a mais de mil jovens estudantes de várias nacionalidades, para entender por que razão usam eles os dispositivos móveis.

A Uniplaces, plataforma online para alojamento de estudantes universitários, realizou no final de outubro, e com a duração de 12 dias, um questionário sobre o uso dos smartphones, através da plataforma online GetFeedback, tendo sido hoje anunciado o seu resultado.

Este questionário, que tem como objetivo compreender o comportamento digital dos jovens estudantes no que concerne à utilização dos smartphones, teve como base as respostas de 1 528 estudantes de diversas nacionalidades como Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, França, Reino Unido. Portugal contou com a participação de 146 estudantes.

No âmbito deste estudo, a Uniplaces apurou que 60,7% dos estudantes utiliza o seu smartphone em movimento, 55,3% nos transportes públicos e 53,1% na casa-de-banho.

O mesmo revelou, ainda, que o principal motivo do uso dos smartphones por estes estudantes é para aceder às redes sociais (71,4%), manter-se em contacto com os amigos (67,8%) e visualizar o email (49,6%).

A plataforma online apurou, também, que a aplicação sem a qual os estudantes, na maioria de nacionalidade espanhola e italiana, não conseguiriam viver é o WhatsApp, com 40,8%. Já os jovens portugueses e franceses demonstram maior preferência pelo Facebook.

O comportamento de compra dos estudantes através dos smartphones foi também analisado neste questionário, revelando que os estudantes britânicos são os que mais compram através dos dispositivos móveis (45,4%) e que 44,1% dos estudantes franceses prefere não realizar as suas compras via mobile. De uma forma geral, entre todos os inquiridos existe uma maior predisposição para a pesquisa através de smartphones, mas o ato de compra é feito através do desktop.

O co-fundador da plataforma online, Miguel Santo Amaro explica que “os millenials vivem o mundo digital de uma forma muito natural, como mais nenhuma outra geração consegue e sabe viver. Estão a trazer novos hábitos e comportamentos de consumo, têm valores distintos, e é muito importante que as empresas e as marcas compreendam as suas especificidades, para conseguirem comunicar com eles de forma efetiva. Os resultados deste inquérito revelam dados interessantes, alguns mesmo surpreendentes”.

Recomendadas

Portugal captou 27 milhões no Conselho Europeu de Inovação em dois anos

Balanço da Agência Nacional de Inovação (ANI) revela que, em conjunto, os dois instrumentos do Conselho Europeu de Inovação financiaram 30 projetos com participação de entidades portuguesas.

Kara Pure transforma humidade em água

O Kara Pure é um dispositivo para uso doméstico que transforma a humidade do ar em água alcalina – até 10 litros por dia.

Poucos afroempreendedores entre criadores de startups em Portugal 

O estudo foi promovido pela Djassi África, fundada em 2020 em Londres pelos irmãos Fernando e Rudolphe Cabral, e que investe em inovação digital e empreendedorismo, face à “baixa representatividade e visibilidade de afroempresários no sistema português de inovação”.
Comentários