[weglot_switcher]

Afinal, Trump quer estímulos económicos superiores a um bilião de dólares para EUA

“Os americanos precisam de dinheiro agora”, sublinhou o secretário do Tesouro durante uma conferência de imprensa relativamente aos últimos esforços governamentais.
17 Março 2020, 20h44

A Casa Branca está a considerar um plano de estímulos económicos entre um bilião a 1,2 biliões de dólares (908 mil milhões a 1,09 biliões de euros) para combater as consequências do novo coronavírus, segundo a ‘Bloomberg’.

Este pacote significa uma entrega entre 500 mil milhões a 550 mil milhões de dólares (454,3 mil milhões a 499,7 mil milhões de euros) em pagamentos diretos ou cortes de impostos, entre 200 mil milhões a 300 mil milhões de dólares (181,7 mil milhões a 272,6 mil milhões de euros) em assistência aos pequenos negócios e 50 mil milhões a 100 mil milhões de dólares (45,4 mil milhões a 90,8 mil milhões de euros) para aliviar as companhias aéreas e o setor da aviação.

O secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, quer entregar 250 mil milhões de dólares (227,19 mil milhões de euros) em pagamentos diretos em dinheiro aos americanos em já no próximo mês de abril, e outros 250 mil milhões de dólares (227,19 mil milhões de euros) em maio, caso a economia ainda se encontrar com dificuldades.

Mnuchin admitiu ainda que é bastante improvável que os multimilionários estejam entre os cidadãos americanos que vão receber o pagamento direto. “Os americanos precisam de dinheiro agora”, sublinhou o secretário do Tesouro durante uma conferência de imprensa relativamente aos últimos esforços governamentais.

No entanto, este estímulo ainda não é certo, uma vez que o presidente norte-americano precisa da autorização do Congresso. A medida precisa de estar equilibrada entre o auxílio a cidadãos individuais e trabalhadores necessitados, e indústrias que são precisas apoiar.

A administração Trump deixou claro que o setor de aviação é essencial neste estímulo. Trump e Mnuchin também observaram que as indústrias de cruzeiros e hoteleiras estão a enfrentar desafios particulares à medida que as viagens vão sendo interrompidas. De relembrar que Trump bloqueou todas as viagens aéreas durante 30 dias.

Ainda assim, um bilião de dólares pode ser um valor que pode dar azar ao presidente dos EUA, uma vez que foi esse o valor pedido em 2008 mas negado pelo senador Mitch McConnell, quando os Estados Unidos, e grande parte do mundo, se encontravam em crise.

https://jornaleconomico.pt/noticias/trump-quer-estimulos-economicos-ate-850-mil-milhoes-de-dolares-560906

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.