[weglot_switcher]

Agência para a Energia inicia nova ação nacional para utilização eficiente da água

Com o apoio do Ministério do Ambiente, a ADENE vai lançar projetos para promover a eficiência hídrica, com o enfoque em novas profissões, inovação e alteração de comportamentos.
6 Outubro 2017, 15h48

Com o arranque do novo ano hidrológico – um novo ‘ciclo da água’ iniciado a 1 de outubro – a ADENE – Agência para a Energia inicia também um novo ciclo de ação nacional para uma utilização mais eficiente da água no nosso país.

Com o apoio do Ministério do Ambiente, a ADENE vai lançar projetos para promover a eficiência hídrica, com o enfoque em novas profissões, inovação e alteração de comportamentos.

“Numa altura em que a eficiência e redução de desperdícios no uso da água é cada vez mais importante, a ADENE – Agência para a Energia está a colocar a sua longa e consolidada experiência, adquirida na implementação da eficiência energética em Portugal, ao serviço da eficiência hídrica”, sublinha um comunicado desta instituição.

De acordo com esse documento, após um um percurso e ‘know-how’ de 33 anos na área da eficiência energética, “a ADENE pretende agora contribuir com a sua experiência para alavancar a mudança de comportamentos e a adoção de soluções inovadoras para a eficiência hídrica nos diversos setores, em particular no setor urbano e nos edifícios”.

Neste comunicado, a ADENE revela dois dos projetos que está a desenvolver na área da eficiência hídrica e do ‘nexus’ água-energia, dirigidos ao setor urbano e já a avançar no terreno, com o apoio do Fundo Ambiental e do Programa ERASMUS+ da Comissão Europeia.

“Projetos que tomam especial relevo num ano marcado por uma seca severa em 80% do território, com risco de falta de água em algumas regiões do país e ainda com influência significativa na produção renovável nacional, na fatura energética do país e no nível de emissões de gases com efeito de estufa”, sublinha o referido comunicado.

O primeiro desses projetos é o ‘AX Aqua eXperience’, um projeto de educação, sensibilização e ação para a eficiência hídrica e ‘nexus’ água-energia.

“Coordenado pela ADENE, e tendo como parceira a EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA, o projeto ‘AX Aqua eXperience’ visa promover a educação, sensibilização e ação para a eficiência hídrica e ‘nexus’ água-energia. Com este projeto, aprovado e cofinanciado pelo Fundo Ambiental no quadro da Estratégia Nacional de Educação Ambiental, promovida pelo Ministério do Ambiente, pretende-se induzir a mudança de comportamentos dos utilizadores de água em meio urbano, em particular nos edifícios (residenciais, públicos e comerciais)”, explica o referido comunicado.

Segundo a ADENE, os edifícios têm um potencial de poupança hídrica de 30%, fundamental para a redução do desperdício de água que hoje ainda se verifica.

Por outro lado, a agência alerta que os consumos de água e energia nos edifícios têm um peso muito significativo nos custos dos agregados familiares nacionais, cujas despesas com habitação, água, eletricidade e gás ultrapassam os 30% (INE, julho 2017).

“O Projeto AX Aqua eXperience pretende contribuir, ativamente, para inverter esta situação, através de uma abordagem de comunicação e intervenção inovadoras, com elevado nível de impacto. Para tal, apostará numa atuação e comunicação multigeracional, suportada no desenvolvimento de ferramentas digitais, iniciativas de educação-ação junto da comunidade escolar e numa campanha de ‘marketing’ digital, assente em mensagens inovadoras e adequadas aos diferentes tipos de utilizadores de água, idades e vontades”, defende a ADENE.

O segundo projeto designa-se ‘WATTer Skills’, em que a ADENE lidera uma parceria estratégica para a qualificação de peritos de eficiência hídrica.

O Projeto ‘WATTer Skills – Water Efficiency and Water-Energy Nexus in Building Construction and Retrofit’, é uma parceria estratégica para a qualificação de peritos de eficiência hídrica, aprovada pelo Programa Europeu ERASMUS+, responsável pelo cofinanciamento do projeto.

“Iniciado em setembro, e em desenvolvimento até agosto de 2020, em parceria com entidades de três países europeus (FLC – Fundacion Laboral de la Construcción, em Espanha; FORMEDIL – Ente Nazionale per la Formazione e l’Addestramento Professionale nell’Edilizia, em Itália; e CRES – Agência Nacional de Energia da Grécia), o projeto vai permitir a criação de um quadro comum, nacional e europeu, para a capacitação, qualificação profissional e mobilidade europeia de peritos e técnicos de eficiência hídrica nos edifícios – uma medida que fomenta a criação de novas profissões e empregos e permite a mobilidade e empregabilidade destes profissionais no mercado europeu”, adianta o comunicado da ADENE.

Em Portugal, o conselho consultivo desta parceria integra, para já, a ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos) e a ANQIP (Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais), sendo também acompanhado pela APA (Agência Portuguesa do Ambiente) e pela ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional).

A reunião de arranque oficial com os parceiros e membros do conselho consultivo nacional acontecerá na próxima semana, nos dias 9 e 10 outubro.

“Com o ‘WATTer Skills’, a ADENE antecipa a resposta às necessidades de atualização e qualificação de técnicos dos setores da construção, reabilitação urbana e redes prediais. Pretende-se, deste modo, que a implementação de novas soluções de eficiência hídrica nos edifícios possa ser assegurada por técnicos especializados e qualificados para as novas exigências legais, soluções tecnológicas e oportunidades nesta área, dando garantias de confiança, segurança e elevada eficiência aos utilizadores. Permitirá também potenciar a ligação (‘nexus’) entre água e energia nos edifícios, multiplicando as poupanças geradas para os consumidores e a eficiência de recursos”, garante a ADENE.

A ADENE tem também em desenvolvimento outros projetos de eficiência hídrica, dirigidos aos setores industrial e agrícola, e sobre o ‘nexus’ água-energia, dirigidos às entidades gestoras dos serviços de abastecimento de água e saneamento.

A ADENE é a Agência Nacional de Energia, associação de direito privado, sem fins lucrativos e de utilidade pública, que tem como missão o desenvolvimento de atividades de interesse público na área da energia, do uso eficiente da água e da eficiência energética na mobilidade.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.