Agência para a Energia inicia nova ação nacional para utilização eficiente da água

Com o apoio do Ministério do Ambiente, a ADENE vai lançar projetos para promover a eficiência hídrica, com o enfoque em novas profissões, inovação e alteração de comportamentos.

Com o arranque do novo ano hidrológico – um novo ‘ciclo da água’ iniciado a 1 de outubro – a ADENE – Agência para a Energia inicia também um novo ciclo de ação nacional para uma utilização mais eficiente da água no nosso país.

Com o apoio do Ministério do Ambiente, a ADENE vai lançar projetos para promover a eficiência hídrica, com o enfoque em novas profissões, inovação e alteração de comportamentos.

“Numa altura em que a eficiência e redução de desperdícios no uso da água é cada vez mais importante, a ADENE – Agência para a Energia está a colocar a sua longa e consolidada experiência, adquirida na implementação da eficiência energética em Portugal, ao serviço da eficiência hídrica”, sublinha um comunicado desta instituição.

De acordo com esse documento, após um um percurso e ‘know-how’ de 33 anos na área da eficiência energética, “a ADENE pretende agora contribuir com a sua experiência para alavancar a mudança de comportamentos e a adoção de soluções inovadoras para a eficiência hídrica nos diversos setores, em particular no setor urbano e nos edifícios”.

Neste comunicado, a ADENE revela dois dos projetos que está a desenvolver na área da eficiência hídrica e do ‘nexus’ água-energia, dirigidos ao setor urbano e já a avançar no terreno, com o apoio do Fundo Ambiental e do Programa ERASMUS+ da Comissão Europeia.

“Projetos que tomam especial relevo num ano marcado por uma seca severa em 80% do território, com risco de falta de água em algumas regiões do país e ainda com influência significativa na produção renovável nacional, na fatura energética do país e no nível de emissões de gases com efeito de estufa”, sublinha o referido comunicado.

O primeiro desses projetos é o ‘AX Aqua eXperience’, um projeto de educação, sensibilização e ação para a eficiência hídrica e ‘nexus’ água-energia.

“Coordenado pela ADENE, e tendo como parceira a EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA, o projeto ‘AX Aqua eXperience’ visa promover a educação, sensibilização e ação para a eficiência hídrica e ‘nexus’ água-energia. Com este projeto, aprovado e cofinanciado pelo Fundo Ambiental no quadro da Estratégia Nacional de Educação Ambiental, promovida pelo Ministério do Ambiente, pretende-se induzir a mudança de comportamentos dos utilizadores de água em meio urbano, em particular nos edifícios (residenciais, públicos e comerciais)”, explica o referido comunicado.

Segundo a ADENE, os edifícios têm um potencial de poupança hídrica de 30%, fundamental para a redução do desperdício de água que hoje ainda se verifica.

Por outro lado, a agência alerta que os consumos de água e energia nos edifícios têm um peso muito significativo nos custos dos agregados familiares nacionais, cujas despesas com habitação, água, eletricidade e gás ultrapassam os 30% (INE, julho 2017).

“O Projeto AX Aqua eXperience pretende contribuir, ativamente, para inverter esta situação, através de uma abordagem de comunicação e intervenção inovadoras, com elevado nível de impacto. Para tal, apostará numa atuação e comunicação multigeracional, suportada no desenvolvimento de ferramentas digitais, iniciativas de educação-ação junto da comunidade escolar e numa campanha de ‘marketing’ digital, assente em mensagens inovadoras e adequadas aos diferentes tipos de utilizadores de água, idades e vontades”, defende a ADENE.

O segundo projeto designa-se ‘WATTer Skills’, em que a ADENE lidera uma parceria estratégica para a qualificação de peritos de eficiência hídrica.

O Projeto ‘WATTer Skills – Water Efficiency and Water-Energy Nexus in Building Construction and Retrofit’, é uma parceria estratégica para a qualificação de peritos de eficiência hídrica, aprovada pelo Programa Europeu ERASMUS+, responsável pelo cofinanciamento do projeto.

“Iniciado em setembro, e em desenvolvimento até agosto de 2020, em parceria com entidades de três países europeus (FLC – Fundacion Laboral de la Construcción, em Espanha; FORMEDIL – Ente Nazionale per la Formazione e l’Addestramento Professionale nell’Edilizia, em Itália; e CRES – Agência Nacional de Energia da Grécia), o projeto vai permitir a criação de um quadro comum, nacional e europeu, para a capacitação, qualificação profissional e mobilidade europeia de peritos e técnicos de eficiência hídrica nos edifícios – uma medida que fomenta a criação de novas profissões e empregos e permite a mobilidade e empregabilidade destes profissionais no mercado europeu”, adianta o comunicado da ADENE.

Em Portugal, o conselho consultivo desta parceria integra, para já, a ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos) e a ANQIP (Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais), sendo também acompanhado pela APA (Agência Portuguesa do Ambiente) e pela ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional).

A reunião de arranque oficial com os parceiros e membros do conselho consultivo nacional acontecerá na próxima semana, nos dias 9 e 10 outubro.

“Com o ‘WATTer Skills’, a ADENE antecipa a resposta às necessidades de atualização e qualificação de técnicos dos setores da construção, reabilitação urbana e redes prediais. Pretende-se, deste modo, que a implementação de novas soluções de eficiência hídrica nos edifícios possa ser assegurada por técnicos especializados e qualificados para as novas exigências legais, soluções tecnológicas e oportunidades nesta área, dando garantias de confiança, segurança e elevada eficiência aos utilizadores. Permitirá também potenciar a ligação (‘nexus’) entre água e energia nos edifícios, multiplicando as poupanças geradas para os consumidores e a eficiência de recursos”, garante a ADENE.

A ADENE tem também em desenvolvimento outros projetos de eficiência hídrica, dirigidos aos setores industrial e agrícola, e sobre o ‘nexus’ água-energia, dirigidos às entidades gestoras dos serviços de abastecimento de água e saneamento.

A ADENE é a Agência Nacional de Energia, associação de direito privado, sem fins lucrativos e de utilidade pública, que tem como missão o desenvolvimento de atividades de interesse público na área da energia, do uso eficiente da água e da eficiência energética na mobilidade.

 

Recomendadas

Centros comerciais vão implementar sistema de depósito e reembolso de embalagens de uso único

A associação de centros comerciais assinou um protocolo de colaboração com o SDR Portugal para o desenvolvimento e implementação de um sistema de depósito e reembolso de embalagens de bebidas não reutilizáveis em Portugal.

Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo

Bruxelas alerta que “a precipitação das próximas semanas vai ser crucial para determinar a evolução da atual seca” e como poderá afetar as populações.

Bruxelas lança um plano para promover a indústria de emissão zero

A medida apresentada por Bruxelas esta quinta-feira vem no seguimentos dos subsídios na China e nos Estados Unidos para impulsionar a indústria verde.
Comentários