Agenda do investidor para 5 de dezembro

Os mercados vão negociar em função do resultado no referendo constitucional italiano. O indidacor do dia é o PMI serviços. Destaque para as reuniões do Ecofin e do Eurogrupo.

Os mercados vão negociar em função do resultado no referendo constitucional italiano. Os italianos foram às urnas num referendo para aprovar a reforma constitucional proposta pelo primeiro-ministro Matteo Renzi. A vitória do “sim” poder-se-ia revelar positiva para o euro e apoiar as ações bancárias da Zona Euro.

Um voto “negativo” pode ter impacto negativo no euro e nas ações bancárias da zona euro.

O índice de gestores de compras (PMI) no setor dos serviços alemão referente ao mês de novembro é divulgado às 8.55 horas. Em outubro registou-se um valor de 55.

Às 9.00 é divulgado o índice de gestores de compras (PMI) no setor dos serviços referente ao mês de novembro na zona Euro. Em outubro registou-se um valor de 54,1.

Às 9.30 horas é a vez de ser revelado o (PMI) no setor dos serviços do Reino Unido referente ao mês de novembro. Em outubro registou-se um valor de 54,5.

Reunião dos ministros das finanças da União europeia (Ecofin) às 10.00 hora, onde serão discutidos os projectos de planos orçamentais dos Estados-Membros da área do euro para 2017. Os ministros também analisarão a situação orçamental e as perspectivas orçamentais na área do euro como um todo.

O Eurostat divulga às 10.00 horas, estatísticas de comércio a retalho na zona Euro relativas a outubro 2016. Os analistas aguradam uma variação de 0,8%

Às 13.00 horas reune o Eurogrupo.

Mario Draghi, presidente do BCE, fala às 14.00 horas na reunião do Eurogrupo.

Às 14.45 horas é divulgado o índice de gestores de compras (PMI) no setor dos serviços referente ao mês de novembro, nos EUA. Em outubro registou-se um valor de 54,7.

Recomendadas

Cheque-família começa a ser pago a partir de 20 de outubro, anuncia Marques Mendes

No seu espaço habitual de comentário ao domingo no Jornal da Noite da Sic, Marques Mendes assegurou que este apoio, anunciado pelo Governo a 5 de setembro, vai começar a chegar às contas bancárias das famílias a partir do dia 20 do próximo mês.

Comissão Europeia diz que Portugal é “moderadamente inovador”

O país encontra-se no grupo dos países moderadamente inovadores, passando da 19ª para a 17ª posição entre os 27 Estados-Membros, segundo os dados da Comissão Europeia tornados públicos pela ANI (Agência Nacional de Inovação).

Emirados Árabes Unidos vão fornecer à Alemanha gás liquefeito e gasóleo em 2022 e 2023

Segundo a agência noticiosa oficial dos Emirados, Wam, o acordo prevê a exportação de uma carga de gás natural liquefeito (GNL) para a Alemanha no final de 2022, seguida do fornecimento de quantidades adicionais em 2023.
Comentários