[weglot_switcher]

Albuquerque alerta que corte no co-financiamento europeu é “incomportável” para regiões ultraperiféricas

O governante considerou que a política de coesão deve ser defendido e reafirmado, e que essa defensa não é compatível com a redução das taxas de co-financiamento do orçamento europeu.
20 Novembro 2019, 09h36

O presidente do Governo Regional, alertou o presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu, Younous Omarjee, para o efeito que um corte nas taxas de co-financiamento dos fundos europeus traria para as regiões ultraperiféricas (RUP). No entender do governante madeirense a se confirmar a diminuição destes apoios as consequências seriam incomportáveis em termos financeiros para territórios como a Madeira.

Albuquerque disse que a política de coesão deve ser um instrumento que deve ser “defendido e reafirmado”, e que essa defesa “não é compatível” com uma redução das taxas de co-financiamento do orçamento europeu, o que provocaria um maior esforço financeiro da RUP, algo que o governante considerou “incomportável”.

“As propostas não podem pôr em causa estes princípios fundamentais, transformando a Política de Coesão numa moeda de troca em favor de outras opções da política europeia mais na moda”, defendeu Albuquerque.

O líder do executivo madeirense salientou o papel que o Parlamento Europeu tem tido na defesa das RUP, mas que é necessário que esse empenho se transfira para as negociações do próximo quadro de fundos comunitários.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/fundos-comunitarios/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”619″ slug=”fundos-comunitarios” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/fundos-comunitarios/thumbnail?version=1573121956270&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.