[weglot_switcher]

Alemanha com “avaliação ainda mais pessimista”. Índice de confiança ZEW permanece negativo

De acordo com a entidade sediada em Mannheim, a “avaliação da atual situação económica continua a deteriorar-se significativamente”. Em causa está uma queda de 8,1 pontos para -79,4 pontos, o valor mais baixo em três.  
12 Setembro 2023, 11h18

O índice de confiança ZEW (Zentrum für Europäische Wirtschaftsforschung) da Alemanha subiu ligeiramente no inquérito de setembro, à imagem do que se verificou em agosto, mas mantém-se negativo. Este indicador situa-se agora nos -11,4 pontos, 0,9 pontos acima do valor registado de agosto.

Porém, de acordo com a entidade sediada em Mannheim, a “avaliação da atual situação económica continua a deteriorar-se significativamente”. Em causa está uma queda de 8,1 pontos para -79,4 pontos, o valor mais baixo em três anos.

Índice de confiança ZEW sobe em agosto mas avaliação da situação económica na Alemanha piora

“Os especialistas do mercado financeiro avaliam a atual situação económica na Alemanha de forma ainda mais pessimista do que em agosto de 2023. Esta evolução coloca em perspetiva o ligeiro aumento das expectativas relativamente à situação económica nos próximos seis meses. As expectativas económicas mais positivas para a Alemanha são acompanhadas por uma perspetiva significativamente mais otimista relativamente à evolução dos mercados acionistas internacionais”, explica Achim Wambach, presidente do ZEW, no boletim divulgado esta terça-feira.

De acordo com o especialista, esta situação “deve-se, pelo menos em parte, ao facto de a percentagem de inquiridos que esperam taxas de juro estáveis ​​na área do euro e nos EUA ter continuado a aumentar”, além de que “os especialistas esperam uma maior flexibilização da política de taxas de juro na China”.

Índice de confiança ZEW em mínimos de 2011 com recessão alemã cada vez mais provável

Quanto às expectativas para o desenvolvimento económico na Zona Euro, os especialistas do ZEW apontam para uma quebra de 3,4 pontos em setembro, situando-se agora em -8,9 pontos. Também o indicador sobre a situação da Zona Euro caiu 0,6 pontos para – 42,6 pontos.

Em agosto, o índice de sentimento económico registou uma subida ligeira, mantendo-se, ainda assim, em terreno negativo. Em julho, o índice tinha caído para mínimos de 2011.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.