[weglot_switcher]

Alemanha quer chegar ao pleno emprego em 2025

A meta de Angela Merkel passa por investir 4 mil milhões de euros para reintegrar desempregados de longa duração no mercado de trabalho alemão.
28 Abril 2018, 12h07

A Alemanha quer alcançar o pleno emprego até 2025. O governo alemão anunciou este sábado que a meta passa por estabelecer uma estratégia nacional de formação contínua e pelo investimento de 4 mil milhões de euros para reintegrar os desempregados de longa duração no mercado de trabalho.

“Neste momento, temos a melhor situação de mercado de trabalho desde a união alemã (…). Queremos também conversar com os empregadores, as autoridades locais e os estados federais (…). Prometo que, com este programa, alcançaremos resultados realmente bons”, afirmou Angela Merkel, num podcast divulgado esta manhã pela imprensa local.

O jornal alemão “Presse Augsburg” refere que o plano nacional se intitula “Nationalen Weiterbildungsstrategie” (“Estratégia Nacional de Formação”) e se baseia na promoção de um mercado de trabalho social, com a criação de subsídios salariais para aqueles que, de outra forma, não conseguiriam entrar no mercado de trabalho, por exemplo. O executivo liderado pela chanceler espera que o plano possa beneficiar tanto as pessoas sem formação profissional como aquelas que se querem profissionalizar.

Porém, segundo o Ifo, a economia alemã está a desacelerar, uma vez que o índice de clima económico para a Alemanha caiu para 102,1 pontos em abril, face aos 103,3 pontos registados em março. O indicador da situação atual dos negócios caiu e as expectativas também se deterioraram. As expectativas de negócios caíram para o nível mais baixo desde agosto de 2016 e a utilização da capacidade instalada caiu 0,3 pontos percentuais, para 87,7% (ainda que acima da sua média de longo prazo de 83,6%)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.