Alerta: Bom tempo convida a banhos na Páscoa, mas é preciso ter cuidado

Para quem quiser aproveitar as férias escolares da Páscoa para dar um salto até à praia, a Autoridade Marítima Nacional pede que tenham em consideração uma série de cuidados junto à linha de água e adotem uma cultura de segurança ativa.

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) alertou esta quinta-feira para a necessidade de serem tomadas medidas de prevenção e segurança nas praias ao longo da costa portuguesa, agora que o bom tempo convida à prática balnear. Em comunicado, a AMN lembra que a época balnear ainda não começou e que ainda não há sinalização nem vigilância locais.

“Relembra-se que a Época Balnear de 2017 ainda não se iniciou, encontrando-se as praias sem vigilância e sinalização. Assim, alerta-se para o perigo de se adotarem comportamentos de risco, devendo as medidas prevenção e segurança serem respeitadas com maior rigor”, sublinha a AMN.

Quem quiser aproveitar as férias escolares da Páscoa para dar um salto até à praia deve ter em consideração uma série de cuidados junto à linha de água e adotar uma cultura de segurança ativa. A AMN aconselha a não virar as costas ao mar nem caminhar sob a areia molhada, que constitui um sinal de que a água chegou recentemente ao local e pode significar ser arrastado por um eventual golpe mais severo do mar.

“Tenha especial atenção quando entrar na água, tendo em conta que os perfis de gradiente (declive) das praias ainda não estão suavizados, existindo condições mais favoráveis para se formarem agueiros”, pode ler-se no comunicado. “Em caso de dúvida relativamente ao estado do mar ou caso não saiba nadar, não arrisque e evite entrar na água”.

Recomenda-se sobretudo um especial cuidado com as crianças e a AMN recorda que a temperatura da água do mar é ainda muito baixa, podendo conduzir a choques térmicos.

Para os próximos dias, as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para que as temperaturas possam atingir nas regiões centro e sul os 26 graus.

Recomendadas

Papa alarga lei sobre abusos sexuais aos líderes leigos de associações

Lei da Igreja de 2019 que obriga todos os sacerdotes e religiosos a denunciarem crimes de abuso sexual ao Vaticano foi atualizada, alargando-se aos líderes leigos de associações internacionais.

Governo disponibilizou meios para combater incêndio em Espanha, indica MAI

O Governo disponibilizou meios de socorro nacionais para ajudar no combate ao incêndio que decorre na região de Valência, revelou este sábado José Luís Carneiro.

Mário Nogueira em “Discurso Direto”: “Os professores quase fazem risquinhos na parede para ver quanto tempo falta”

“Discurso Direto” é um programa do Novo Semanário e do Jornal Económico onde todas as semanas são entrevistados os protagonistas da política, da economia, da cultura e do desporto. Veja a entrevista ao secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira.
Comentários