[weglot_switcher]

Almaraz: Acordo Portugal-Espanha trava (para já) avanço de armazém

Portugal, Espanha e a Comissão Europeia assinaram um acordo que determina uma visita à central nuclear e um período de análise antes de a construção do depósito avançar.
21 Fevereiro 2017, 11h32

Portugal e Espanha estabeleceram um acordo amigável que irá travar temporariamente a construção de um armazém de resíduos nucleares junto à central nuclear de Almaraz. Segundo avança a TSF, Portugal irá retirar a queixar apresentada em janeiro. Em contrapartida, Espanha compromete-se a analisar todas as informações antes de avançar com o depósito.

O acordo implica uma visita conjunta à central nuclear de Almaraz, com a presença de representantes da Comissão Europeia. A visita será organizada por Espanha e poderá acontecer já nos próximos dias para que possa ser analisada a tecnologia utilizada e o respeito pelas normas de segurança. Fica ainda estabelecido um período de troca de informações, que deverá acontecer nos próximos dois meses.

Assim, Espanha só poderá autorizar a construção do armazém de resíduos depois da visita e deste tempo que será usado para analisar “num espírito construtivo e de boa-fé” as preocupações lusas, segundo refere o comunicado citado pela TSF. O acordo amigável foi subscrito pelos homólogos Mariano Rajoy e António Costa, bem como pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.