[weglot_switcher]

Alojamento Local. Turistas gastaram oito mil milhões de euros em 2019

Este valor representa 3,8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Número de dormidas em Alojamento Local foi equivalente a cerca de 40% do total no território português em 2019.
  • Cristina Bernardo
6 Junho 2023, 10h42

Os turistas que dormiram em espaços de Alojamento Local (AL) em 2019 gastaram oito mil milhões de euros, o que representou 3,8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Estes dados fazem parte de um relatório preliminar inserido no estudo ‘Avaliação de Impacto do Alojamento Local em Portugal’, que está a ser desenvolvido pelos professores João Bernardo Duarte, Pedro Brinca e João Pedro Ferreira, e que foi apresentado esta terça-feira, 6 de junho na NOVA SBE.

O número de dormidas em Alojamento Local foi equivalente a cerca de 40% do total no território português em 2019, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) e do Eurostat.

Os oito mil milhões de euros gastos pelos turistas que estiveram hospedados em espaços de Alojamento Local correspondem ainda a 8,5% das exportações totais de bens e serviços.

Contudo, estes gastos dos turistas em Alojamento Local, apenas correspondem em média a 26% do total das suas despesas, o que faz com que sem este segmento da habitação exista o risco de se perder os 74% restantes, nomeadamente 5,8 mil milhões de euros em restauração e bebidas e 4,2 mil milhões em transportes, sendo a TAP uma das principais beneficiadas neste ponto.

A juntar a isto, estão ainda mais 500 milhões de euros em operadores turísticos, serviços culturais e lazer.

Por outro lado, sem o AL e mesmo com a taxa de ocupação da hotelaria a subir 15%, para mais de 23 milhões de dormidas, a perda das dormidas em Alojamento Local iria significar uma quebra de 4,7 mil milhões de euros nas despesas dos turistas, o que equivale a 2,2% do PIB nacional.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.