[weglot_switcher]

Alterações climáticas: Trump assina ordem executiva para reverter medidas de Obama

O presidente dos EUA vai assinar mais uma ordem executiva que mostra a clivagem política em relação ao antecessor. Desta vez, em relação ao ambiente.
  • Jim Lo Scalzo/REUTERS
28 Março 2017, 13h04

Está planeada para esta terça-feira a assinatura de mais uma ordem executiva polémica de Donald Trump. Desta vez, o plano é reverter as políticas energéticas amigas do ambiente implementadas por Barack Obama. A assinatura da ordem executiva vai acontecer durante uma visita do presidente norte-americano à Agência de Proteção Ambiental (EPA).

A administração de Trump referiu ontem que o presidente visa simultaneamente “proteger o o ambiente e aumentar a independência energética”, afirmou o porta-voz da Casa Branca, citado pela CNN. A proteção do emprego norte-americano é uma questão “que merece atenção, mas o presidente foi muito claro e não vai prosseguir com políticas relativas às alterações climáticas que ponham a economia em risco”.

A decisão efetivada hoje vai reverter o Plano Energia Limpa implementado pelo antecessor de Trump e que tinha como objetivo combater as alterações climáticas. “A Administração anterior desvalorizava os trabalhadores. Podemos fazer as duas coisas, proteger o ambiente e garantir trabalho às pessoas”, acrescentou o porta-voz da Casa Branca.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.