[weglot_switcher]

Altice e Câmara do Funchal estabelecem protocolo para expansão da rede de fibra ótica e móvel

A Altice compromete-se a assegurar que a fibra ótica na Madeira terá índices de cobertura até 97% no final do ano, sendo um dos mais elevados a nível nacional. Esta cobertura será quase plena no final de 2022. Em relação à rede móvel, garante uma cobertura de 99,5% na rede 4G tanto na ilha da Madeira como na ilha do Porto Santo.
12 Novembro 2021, 13h35

A Câmara Municipal do Funchal assinou um protocolo com a empresa Altice Portugal, numa aposta contínua no desenvolvimento tecnológico da cidade, declarou o presidente da Câmara do Funchal, Pedro Calado.

O protocolo estabelecido entre a autarquia do Funchal e a Altice, pretende continuar a expansão da rede de fibra ótica e na rede móvel, e tem também como objetivo “reduzir a duplicação de infraestruturas e minimizar o volume de investimentos no subsolo dos respetivos projetos de desenvolvimento de rede, tendo por base a máxima utilização da rede de condutas que o município venha a deter no futuro”, disse o presidente da Câmara do Funchal, Pedro Calado.

“O protocolo que hoje vamos aqui assinar é um protocolo simbólico”, realça o presidente da câmara Pedro Calado, remetendo para a ideia subjacente de que um dos objetivos prioritários deste novo governo é o de “dotar a cidade de mais meios e de melhores equipamentos para tornar a vida de todos os cidadãos melhor, mais rápida e mais eficiente”.

Para que tal seja alcançado, é preciso que esse esforço seja “partilhado com empresas privadas”, daí o governo apostar em reduzir a carga fiscal das empresas tecnológicas  que se encontram na Madeira, acrescentou o presidente da câmara. “Só com este  investimento em empresas privadas é que se pode criar mais postos de trabalho, o que contribui para uma sociedade mais justa, mas solidária e mais moderna”, concluiu.

A empresa Altice Portugal, que está a investir, continuamente , cerca de 35 milhões de euros na região, tem também  protocolos com as câmaras municipais da Calheta, Porto Moniz, São Vicente e Ribeira Brava.

O presidente executivo da Altice, Alexandre Fonseca, realçou o investimento que a empresa tem feito com vista a “dotar o arquipélago com as maiores e mais avançadas redes de comunicação, suporte e alavanca do desenvolvimento económico e social”.

O compromisso com a Madeira, diz o presidente executivo, é o de “continuarmos a ser um sólido parceiro de inovação e de garantia do acesso às melhores infraestruturas como motor da geração de valor para as empresas e populações madeirenses”.

A empresa compromete-se a assegurar que a fibra ótica na Madeira terá índices de cobertura até 97% no final do ano, sendo um dos mais elevados a nível nacional. Esta cobertura será quase plena no final de 2022. Em relação à rede móvel, garante uma cobertura de 99,5% na rede 4G tanto na ilha da Madeira como na ilha do Porto Santo.

A Altice Portugal investe também na saúde, numa colaboração com a comunidade médica e os residentes da região, através da assinatura de um Memorando de Entendimento com a Secretaria Regional da Saúde que prevê simplificação processual e administrativa e digitalização, num caminho para o desenvolvimento da telemedicina.

A assinatura deste protocolo assinala os 25 anos da chegada da rede móvel da MEO à Madeira, marca pertencente à Altice Portugal: “Foi há 25 anos que a Altice disponibilizou, pela primeira vez na Madeira, a sua rede móvel e a Região continuará a fazer parte das nossas prioridades na transição para a quinta geração de comunicações móveis”, comprometeu-se Alexandre Fonseca.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.