[weglot_switcher]

Altice faz parceria com a Ericsson para apostar no 5G

A comemorar o seu primeiro ano, a Altice Labs apresentou o Future Lab, um espaço aberto à comunidade para experimentação e prototipagem de novos conceitos, tecnologias e tendências.
  • Patrick Drahi
17 Fevereiro 2017, 11h00

A Altice Labs assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Ericsson Telecomunicações para a aceleração do 5G, numa altura em que comemora o seu primeiro aniversário. Esta parceria vai permitir que a Altice se posicione, juntamente com outros parceiros europeus, na linha da frente em termos de inovação nesta área, contribuinte para ambição europeia de colocar a Europa na vanguarda no 5G.

As duas entidades vai trabalhar apostar nesta área através de atividades de I&D conjuntas, debates, pilotos e demonstrações de equipamentos e aplicações 5G. Dois dos projetos relevantes nesta área pessam pelas arquiteturas emergentes de redes virtuais de software e sistemas de acesso convergente ótico para redes 5G e futuras evoluções.

A nova parceria com a Ericsson passa também pelo investimento em antenas que permitam suportar o 5G. “Acabam por ser mini datacenters espalhados pelo território”, explicouAlcino Lavrador, diretor da Altice Labs, numa visita com os jornalistas ao laboratório em Aveiro. Esses novos mini-datacenters deverão ter uma distância mais curta entre si (até 20 quilómetros, no máximo) para garantir o “tal real time que é necessário nas telco”, o que significa que a capilaridade dos mesmos pelo país será maior. Questionado sobre quantas destas “antenas” podem vir a ser necessárias, Alcino Lavrador adiantou que ainda não é possível dizer porque ainda estão a ser avaliadas algumas particularidades da própria rede.

“Estamos a falar da primeira tecnologia que além de permitir a comunicação entre humanos também permite a comunicação máquina a máquina, ou seja, às coisas”.  No fundo, o “5G é uma disrupção face à própria arquitetura da rede”.

Apesar da grande aposta, a efetiva implementação ainda poderá demorar algum tempo. “Antes de 2020 a standartização do 5G é muito difícil de alguém ter implementador”, adiantou Alcino Lavrador.

Este é apenas um dos quatro projetos que são financiados a nível europeu, em que a Altice Labs participa. Para Paulo Neves, Chairman e CEO da PT,”é um orgulho poder liderar a exportação não só de tecnologia, como também de conhecimento, e evidenciar que Portugal é uma incubadora de talento, ambição e visão estratégica, reconhecida nacional e internacionalmente. Esta capacidade de expansão além fronteiras está alicerçada e é potenciada pelo footprint internacional da Altice, pela sua visão e capacidade de investimento”.

Já Michel Combes, CEO da Altice, realçou que “a PT foi sempre uma referência a nível mundial pela sua capacidade de inovação e de liderar as grandes tendências em telecomunicações e tecnologia. Grande parte destas tendências e soluções foi desenvolvida aqui em Aveiro e este espírito único está intimamente ligado à visão de inovação da Altice e sublinha a sua capacidade de disponibilizar os melhores serviços, as melhores soluções e as melhores tecnologias em todos os mercados onde estamos presentes”.

Future Lab aberto à comunidade

Numa altura em que comemora o seu primeiro aniversário, a Altice Labs apresentou também o seu novo laboratório que pretende apostar na tecnologia portuguesa. O Future Lab é um espaço aberto à comunidade para experimentação e prototipagem de novos conceitos, tecnologias e tendências.

Neste espaço “qualquer jovem, estudante, startup pode chegar ao nosso laboratório e vir testar a sua ideia. Nós cedemos o espaço, e algumas ferramentas que nem sempre são fáceis de se terem acesso, e também o nosso conhecimento. Acreditamos que possam vir a sair boas ideias que se venham a transformar em produtos”, acrescentou o responsável da Altice Labs aos jornalistas.

Posicionado como o digital innovation lab da Altice Labs, o Future Lab contará com mentores da Altice Labs e de comunidades de makers para ajudar a “apreender e a testar ideias com concretização em protótipos, tirando partido das oportunidades criadas pela transformação digital na indústria e na sociedade”.

O Future Lab está dividido em diferentes espaços e conta comsoluções de domótica, eletrónica, realidade aumentada e inteligência artificial.

Inaugurada em janeiro de 2016, a Altice Labs, é o centro de inovação do Grupo Altice e partilha a vocação, o know-how e a experiência da PT Inovação. Com sede em Aveiro e presença noutros países, como França e Israel, trabalham neste centro de investigação e desenvolvimento 1000 engenheiros, 650 dos quais em Portugal. Todos estão focados em desenvolver, exportar e importar soluções made by Altice Labs para empresas e clientes do Grupo Altice em 34 países em todo o mundo, beneficiando mais de 250 milhões de pessoas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.