[weglot_switcher]

Altice Portugal abre as portas de alguns dos seus edifícios mais emblemáticos

Numa lógica de partilha de conhecimento, a Altice Portugal abre, ao longo deste Verão, as portas de alguns dos seus edifícios mais emblemáticos.
26 Julho 2018, 17h05

A participação da Altice Portugal na iniciativa da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica “materializa uma estratégia de valorização do conhecimento e da preservação de uma herança patrimonial com impacto na comunicação de todos os portugueses e visitantes de Portugal”.

Até 15 de Setembro, curiosos de todas as idades poderão inscrever-se em mais de 800 acções distribuídas por todo o país, entre as quais a visita aos edifícios da Altice Portugal, responsáveis pelo tráfego de comunicações e a interligação entre Portugal e os cinco continentes.

O Centro Emissor de Sinais de Televisão de Monsanto, localizado no interior do Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa, é o ponto mais importante da Rede de Distribuição de Serviços de Teledifusão da Altice Portugal.

Além da torre de 177m que suporta, entre outras, as antenas de emissão do sinal de Televisão Digital Terrestre (TDT) do emissor de Monsanto, contém um ponto agregador e de distribuição de todos os canais de TV e Rádio para as plataformas MEO IPTV, MEO GO! e MEO Satélite. São, ainda, geridos nesta torre os eventos em directo antes de chegarem às regies das estações de TV.

O Centro de Satélites de Sintra foi inaugurado em 1974 com uma única antena, a Sintra-1. Actualmente, conta com 27 antenas de médio/grande porte (além de várias outras de pequena dimensão), distribuídas pelos seus 7,5 hectares.

É a partir deste ponto que são asseguradas transmissões de TV e Rádio, comunicações de telefonia e dados para os países africanos e asiáticos, VSATs e Hosting de estações de outros operadores globais de satélites.

O Centro de Cabos Submarinos de Sesimbra foi inaugurado, em 1969, com o cabo submarino analógico SAT ligando Portugal à África do Sul, com estações intermédias nas Canárias, Sal e Ascensão, e do cabo submarino UK-Portugal, com amarração em Goonhilly e Sesimbra.

Hoje, o Centro conta com o cabo submarino WDM de fibra óptica, com amarrações em 44 países, desde a Austrália, com passagem pelo Japão, Médio Oriente, países do Mediterrâneo e Alemanha.

A Torre Altice no Monte da Virgem assegura a emissão do sinal de Televisão Digital Terrestre, actualmente com os 4 canais de televisão generalista RTP1, RTP2, SIC e TVI e, ainda, com a RTP3, RTP Memória e ARTV. Adicionalmente, é um ponto de recepção de sinais das delegações regionais dos operadores de TV da zona norte do país.

Datas Horários das Visitas

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.