[weglot_switcher]

Altri sobe em 50 dólares o preço da pasta de papel a partir de 1 de abril

A Altri confirmou que vai seguir o aumento de preços anunciado pelo maior produtora mundial de pasta de papel, a brasileira Suzano. A partir de abril, os preços da pasta de papel vão subir para 1.250 dólares por tonelada na Europa e 1.460 dólares por tonelada, nos EUA. O CaixaBank/BPI destaca que é o terceiro aumento de 2022, e que deve contagiar o preço do papel de escrita.
22 Março 2022, 10h52

A Suzano, maior produtora mundial de pasta branqueada de eucalipto (BEK), anunciou um novo aumento de preços a partir de Abril, um movimento que é habitualmente seguido pelas empresas do setor, como a Altri e Navigator.

Ao Jornal Económico, fonte oficial da Altri disse que a empresa portuguesa vai acompanhar o aumento de preços que se vai registar a partir de Abril. A Altri vai assim acompanhar os preços tabela para a Europa, ou seja, vai subir 50 dólares por tonelada, elevando o preço para 1.250 dólares por tonelada.

Há mais de uma semana a Navigator, a papeleira da Semapa, anunciou que a partir de 1 de abril, vai aplicar uma sobretaxa de energia de 105 euros por tonelada em todos os produtos de UWF (papel de impressão e escrita) e de packaging na Europa, no Médio Oriente e em África. A papeleira justifica a decisão com a escalada dos custos relacionados com a energia.

Noutro comunicado na mesma altura, a Navigator anunciou a implementação de uma sobretaxa de 120 dólares por tonelada para os mesmos produtos no mercado dos EUA, que será também aplicada por tempo indeterminado a partir de 1 de abril.

O preço da pasta de papel, no mercado asiático vai subir 100 dólares por tonelada, enquanto na Europa e América do Norte o agravamento é de 50 dólares. O aumento de preços está assim a acentuar-se, já que as subidas em fevereiro e março tinham sido de 30 dólares, avança a BA&N Unit Research, na sua análise diária “Morning Call” que se baseia na informação da Fastmarkets, uma plataforma que acompanha a subida de preços das matérias-primas.

A maior produtora mundial de celulose branqueada de eucalipto kraft (BEK), a brasileira Suzano, informou os seus clientes sobre os aumentos de preço por tonelada de 100 dólares para a Ásia, com preços de tabela variando de acordo com o país. Na Europa e na América do Norte, a Suzano estabeleceu um aumento de preço de 50 dólares por tonelada, elevando os preços de tabela para 1.250 dólares por tonelada e 1.460 dólares por tonelada, respetivamente, para todos os pedidos de abril.

O CaixaBank/BPI destaca que este é já o terceiro aumento de 2022, o que é positivo para as produtoras ibéricas e também deve contagiar o papel de escrita (UWF).

A Suzano também está a aumentar o preço de sua celulose fluff feita de eucalipto, conhecida como Eucafluff, em 100 dólares por tonelada. A celulose fluff é um tipo de celulose química feita a partir de fibras longas.

Os aumentos de preços são apoiados por fundamentos relacionados com a oferta, disseram fontes à Fastmarkets. Entre as questões que afetam o abastecimento estão as restrições logísticas, a greve na Finlândia, a proibição de madeira e celulose russa devido ao conflito na Ucrânia e os baixos stocks.

No início de março, a Suzano tinha estabelecido um aumento de preço de 30 dólares por tonelada na pasta de eucalipto BEK para todas as regiões.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.