Todos os vídeos europeus (e não só) em resposta ao “America First” de Trump

Em resposta ao lema “America First” (América em Primeiro lugar) do novo Presidente dos Estados Unidos, a Europa reagiu e fez vários vídeos onde Trump é alvo de chacota.

Jim Bourg/REUTERS

Foi a frase mais ecoada durante a tomada de posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, a 21 de janeiro. Perante uma audiência expectante e dividida entre o fervor dos apoiantes e os receios dos críticos, o novo líder norte-americano anunciava que “de agora em diante vai ser só América primeiro, América primeiro”. A frase, que se tornou célebre durante a Segunda Guerra Mundial, terá sido dita pelo aviador Charles Lindbergh que, à semelhança de Trump, defendida uma ideologia nativista e isolacionista.

Ora esta ideia de reorientar as políticas do país para o nível interno, num mundo cada vez mais globalizado, em que as relações diplomáticas ultrapassam muitas vezes as barreiras territoriais, veio abrir ‘hostilidades’ entre os velhos aliados dos Estados Unidos.

Apenas três dias depois da tomada de posse, surgia o primeiro candidato ao segundo lugar nas considerações de Donald Trump. “Nós compreendemos totalmente que de agora em diante será a América primeiro, mas pode a Holanda ser em segundo?” O sucesso alcançado pelo vídeo holandês apresentado num programa de sátira política, viria depois a inspirar outros países a fazer o mesmo e a moda pegou.

Em Portugal, o vídeo “Portugal em segundo” foi apresentado no programa “5 Para a Meia Noite” e endereçava ao presidente uma vasta lista de motivos pelos quais Portugal deveria ser o escolhido, desacreditando a Holanda, num discurso tipicamente “à Trump”.

Também a Suíça, a Dinamarca, a Itália, a Lituânia, Marrocos, a Austrália e um número crescente de países quiseram dar o seu contributo na sátira à ideologia de Donald Trump. O movimento é de tal maneira grande que há já uma página criada para o efeito — a Every  Second Counts. Resta saber qual destes países conseguirá convencer o presidente norte-americano, mas para já, uma coisa é certa, opções não lhe vão faltar.

Relacionadas

O vídeo (genial) com que a Holanda quer conquistar Donald Trump

Já é viral. E não é difícil perceber porquê. “Querido Presidente, nós percebemos perfeitamente que a América vai estar sempre em primeiro lugar, mas será que a Holanda pode vir em segundo?”
Recomendadas

Angola. Banco Nacional baixa taxa de juro básica, de 18% para 17%

O Banco Nacional de Angola voltou a reduzir a taxa de básica de juro (taxa BNA) em 1 ponto percentual, de 18% para 17%, decisão fundamentada com “a avaliação do comportamento dos preços”, segundo o governador do regulador angolano.

Primeiro-ministro do Iraque em visita à Turquia

A Turquia continua a fazer todos os possíveis para ser um país incontornável na região. Com as placas tectónicas do xiismo e do sunismo em forte movimentação, Ancara não quer perder nada do seu prestígio internacional.

Moscovo: Putin e Xi Jinping debateram o plano chinês para a paz na Ucrânia

O encontro entre os dois líderes demorou cerca de quatro horas e meia, mas os intervenientes foram parcos em informações sobre a matéria. Entretanto, em Washington, o governo norte-americano queixa-se do ‘branqueamento’ que a visita de Estado representa.
Comentários