[weglot_switcher]

Angola: venda de diamantes atinge 325 milhões de euros

Entre janeiro e abril deste ano, Angola exportou mais de três milhões de quilates de diamantes, por um valor de 18 milhões de euros, de acordo com dados do último relatório mensal do Ministério das Finanças angolano relativos à arrecadação fiscal no sector diamantífero.
5 Junho 2018, 13h18

Nos primeiros quatro meses deste ano, Angola registou um  valor acumulado das vendas de diamantes 325 milhões de euros (90.640 milhões de kwanzas), com cada quilate a ser vendido a um preço médio de 128,32 dólares (109,9 euros), revela relatório mensal do Ministério das Finanças angolano relativos à arrecadação fiscal no sector diamantífero.

Em abril, segundo os dados citados pelo Jornal de Angola, foram exportados 719.645 quilates de diamantes, em operações que mantêm a média observada ao longo do ano, mas penalizadas pela queda continuada do preço do quilate, que em janeiro estava num pico de 136 dólares.

As vendas de diamantes representaram 856 milhões de euros (cerca de 240 mil milhões de kwanzas) em 2017,  segundo ministro dos Recursos Minerais e Petróleos que sinalizou já o objectivo de melhorar as vendas.

“Para este ano, as projecções têm sempre em conta o preço base, e isto é uma variável exógena que não depende de nós. Queremos, ainda assim, melhorar o valor do ano passado”, disse Diamantino Azevedo, citado pelo Jornal de Angola, acrescentando que o sector pretende melhorar a política de comercialização de diamantes com vista a atrair mais investimentos.

A quantidade de diamantes vendidos por Angola subiu quase 4% entre 2016 e 2017, para 9,438 milhões de quilates, mas a quebra na cotação média por quilate permitiu apenas um ligeiro aumento no volume de transacções.

Os dados do Ministério das Finanças relativos a 2017 dão conta de que o país vendeu, globalmente, mais de 943 milhões de euros em diamantes, um aumento inferior a 0,5%, face às vendas do ano anterior.

Em 2016, de acordo com os dados do Ministério das Finanças, cada diamante angolano foi vendido, em média, a 121,1 dólares (103,7 euros) por quilate, valor que em 2017 diminuiu para 117,23 dólares (100,4 euros).

O Jornal de Angola recorda que o Governo angolano anunciou que, com a entrada em operação do maior kimberlito (cha que contêm diamantes ) do mundo, na mina do Luaxe, na Lunda-Sul, e de outros projectos de média e pequena dimensão nas províncias diamantíferas das Lundas Norte e Sul, mas também em Malanje, Bié e no Cuando Cubango, Angola poderá duplicar a actual produção diamantífera anual já a partir deste ano, o que se enquadra na política de diversificação adoptada para reduzir a dependência do petróleo.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.