[weglot_switcher]

António Costa e Boris Johnson preparam acordo político global pós-Brexit

Os primeiros-ministros do Reino Unido e de Portugal preparam-se para fechar na segunda-feira um acordo político global para regular as relações bilaterais luso-britânicas. Entretanto, Rebelo de Sousa comemorará o Dia de Portugal de 2023 na África do Sul.
11 Junho 2022, 13h17

“Está a ser preparado um acordo chapéu entre os dois países, com particular incidência nas áreas da Defesa, política externa, ciência, Ensino Superior e alterações climáticas, em especial os oceanos”, adiantou à agência Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, no final de uma visita ao Royal Brompton Hospital, em Londres, em que acompanhou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A assinatura deste acordo está apenas dependente da recuperação do estado de saúde de António Costa, que teve de cancelar a sua presença nas comemorações do 10 de Junho em Braga, entre sexta-feira e hoje.

No entanto, fonte de executivo adiantou que o líder do executivo português “continua a registar uma recuperação muito favorável” e o cenário mais provável é que já possa viajar para Londres no domingo, onde chegará ao início da noite.

Ainda em relação ao acordo bilateral em preparação, o ministro dos Negócios Estrangeiros indicou que a cooperação no domínio comercial é uma matéria regulada pelo Brexit, acordo de saída do Reino Unido da União Europeia. Por isso, as reações comerciais luso-britânicas podem ser aprofundadas, desde que respeitem o acordo entre a União Europeia e o Reino Unido.

Entretanto, o Presidente da República, que está em Londres no âmbito das comemorações oficial do Dia de Portugal, adiantou que as comemorações de 2023 deverão ter um modelo diferente, começando na África do Sul e só depois com iniciativas tendo como palco o território nacional. Recorde-se que pelo menos uma parte da comunidade portuguesa a residir na África do Sul queixa-se de que Rebelo de Sousa não cumpriu o que prometera em termos das comemorações locais do 10 de junho.

O novo esquema do modelo de comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas foi dado a conhecer no final de uma vista ao Royal Brompton Hospital de Londres, onde trabalham 116 enfermeiros e médicos portugueses.

Tendo ao seu lado o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, e o secretário de Estado da Cooperação e das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafofo, o Presidente da República disse que “está na minha ideia, embora ainda sujeita a confirmação, para o ano ir se for possível à África do Sul”. “E, porventura, até fazer inverter a ordem: Começar a celebrar o Dia de Portugal fora e depois estar no dia 10 de Junho em Portugal”, indicou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.