[weglot_switcher]

António Costa enfrenta novo teste no Parlamento

Em plena polémica da Caixa Geral de Depósitos, primeiro-ministro vai ao debate quinzenal na Assembleia da República.
  • Rafael Marchante/Reuters
22 Fevereiro 2017, 07h15

O primeiro-ministro vai hoje ao Parlamento para o habitual debate quinzenal e, com a polémica a Caixa Geral de Depósitos ainda a incendiar os ânimos na Assembleia da República, dificilmente conseguirá escapar a novos ataques da oposição quanto às negociações das Finanças com o ex-presidente António Domingues.

O último debate, realizado há 15 dias, tinha como tema a execução da estratégia de médio prazo do Governo, que está vertida no Plano Nacional de Reformas (PNR). Mas isso não impediu que António Costa fosse confrontado com um alegado acordo entre Domingues e Mário Centeno para não entregar a declaração de património no Tribunal Constitucional.

O ministro das Finanças tem vindo a negar que houvesse esse tipo de entendimento com Domingues, mas a oposição alega que Centeno estará a faltar à verdade, devido a documentação que chegou à comissão de inquérito da CGD – mas que não foi revelada ao público – e a eventuais sms trocados entre o gestor e o ministro.

No debate quinzenal, Costa defendeu o ministro. “O ministro das Finanças não mentiu. Não tiro conclusões sobre a posição do ministro com base em compromissos que terceiros alegam que ele tem sem que haja qualquer prova”, afirmou.

Além da discussão política em torno da CGD, poucas novidades houve. O primeiro-ministro aproveitou a ocasião apenas para anunciar a criação de comissões ministeriais para estudar as necessidades de emprego permanente no Estado e a integração de trabalhadores precários.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.