[weglot_switcher]

António Guterres: “Mundo enfrenta crise de fome global sem precedentes”

O secretário geral da ONU acredita que “não poderia haver uma solução eficaz para a crise a menos que a Ucrânia e a Rússia encontrem uma maneira de retomar adequadamente o comércio”.
24 Junho 2022, 15h04

O secretário-geral da ONU, António Guterres falou sobre a crise de fome mundial esta sexta-feira, numa ocasião onde também pediu aos ministros que se reuniram sobre segurança alimentar para tomar medidas práticas para estabilizar os mercados de alimentos.

“Enfrentamos uma crise de fome global sem precedentes”, disse Guterres durante uma reunião em Berlim citado pela “Reuters”. “A guerra na Ucrânia tem agravado problemas que têm vindo a formar-se há anos: a rutura climática; a pandemia Covid-19; a recuperação profundamente desigual”.

Guterres disse que não poderá haver uma solução eficaz para a crise a menos que a Ucrânia e a Rússia encontrem uma maneira de retomar adequadamente o comércio. O secretário geral da ONU também pediu aos ministros, na reunião em Berlim, para dar resposta à crise financeira nos países em desenvolvimento.

Mais de 460 mil pessoas na Somália, Iémen e Sudão do Sul estão em condições de fome sob a classificação integrada de fase de segurança alimentar (IPC) – uma escala utilizada pelas agências das Nações Unidas, órgãos regionais e grupos de ajuda para determinar a insegurança alimentar. Este é o último passo antes da declaração de fome numa região. Milhões de pessoas em 34 outros países estão à beira da fome.

Os carregamentos dos portos ucranianos foram interrompidos pela invasão russa. Moscovo quer que certas sanções ocidentais sejam suspensas para retomar as exportações de cereais e fertilizantes. As Nações Unidas e a Turquia estão a tentar intermediar um acordo.

Recentemente a Rússia voltou a rejeitar as acusações do Ocidente de que Moscovo tem culpa na crise alimentar. “É uma mentira, tais acusações são mentiras completas”, assegurou a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova. “Então o Ocidente pode fornecer todas essas armas para a Ucrânia, mas por alguma razão nada pode ser tirado da Ucrânia?”, questionou.

A Rússia e Ucrânia são dois dos mais importantes produtores agrícolas do mundo. A Rússia é o maior exportador mundial de trigo depois da União Europeia, enquanto a Ucrânia é o maior exportador mundial de sementes de girassol.

Ambos desempenham um grande papel nos mercados de cevada, milho, enquanto a Rússia é um dos maiores exportadores de fertilizantes do mundo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.