[weglot_switcher]

Aplicação da Via Verde dá acesso a mais de dois mil carregadores elétricos da rede Mobi.E

“Este novo serviço, disponível na app da Via Verde, é compatível com qualquer posto de carregamento da rede pública e com os postos de carregamento elétrico nas autoestradas operadas pela Brisa, promovendo uma mobilidade sustentável”, revela o CEO da Via Verde.
8 Novembro 2021, 15h14

A Via Verde anunciou esta segunda-feira que a app da Via Verde já dá acesso a mais de dois mil carregadores elétricos da rede Mobi.E. “A Via Verde já permite o acesso a mais de dois mil pontos de carregamento elétricos em Portugal, e ao respetivo pagamento, com a introdução do serviço Via Verde Electric na app da Via Verde”, diz a empresa em comunicado.

A aplicação integra a marca “Via Verde Electric”, que está a implementar a rede de postos de carregamento rápidos e ultrarrápidos ao longo das autoestradas operadas pela Brisa, “e que tornou possível, desde o verão, percorrer mais de 600 km entre Barcelos e o Algarve num carro elétrico“. “A rede de carregadores da Via Verde Electric já conta com 30 pontos de carregamento nos principais eixos rodoviários que ligam o norte ao sul do país – na A1 e na A2 – e também na A3, A4, A6 e A13, incluindo os recentemente inaugurados nas áreas de serviço do Seixal, Montijo e Salvaterra”, revela a empresa.

Este novo serviço da app “tem alcance nacional, permitindo que os mais de 2,8 milhões de clientes da Via Verde possam, de forma rápida e segura, utilizar qualquer posto de carregamento elétrico em Portugal, integrado na rede pública da Mobi.E, promovendo e facilitando a mobilidade elétrica no país”, adianta ainda a empresa detida em 80% pela Brisa.

O “Via Verde Electric” permite também localizar, desbloquear e escolher pontos de carregamento, assim como selecionar as tomadas adequadas.

Depois do carregamento do carro eléctrico, a app informa sobre o tempo e a energia carregada na bateria do veículo. O pagamento é feito por débito direto através da conta bancária indicada pelos utilizadores da aplicação, à semelhança do que já acontece com o serviço de pagamento de portagens da Via Verde.

Eduardo Ramos, CEO da Via Verde, diz no comunicado “o Via Verde Electric demonstra, uma vez mais, a vocação da Via Verde para a inovação, desenvolvendo produtos e serviços que facilitam a vida dos portugueses”. “Este novo serviço, disponível na app da Via Verde, é compatível com qualquer posto de carregamento da rede pública e com os postos de carregamento elétrico nas autoestradas operadas pela Brisa, promovendo uma mobilidade sustentável”, revela.

Em entrevista ao “Jornal de Negócios“, divulgada hoje, António Pires de Lima, CEO da Brisa, e Eduardo Ramos, CEO da Via Verde, anunciaram que a empresa vai investir 30 milhões de euros até 2025, dos quais 10 a 15 milhões nos próximos dois anos. O investimento tem como objetivo lançar novos produtos e serviços no próximo ano e apostar na internacionalização.

Segundo o comunicado enviado às redações “esta solução app-based enquadra-se na estratégia da Via Verde de desenvolvimento de um ecossistema digital de serviços de mobilidade elétrica e urbana”.

A Via Verde Portugal, criada em 1991 pela SIBS a Via Verde, conta mais de 4,3 milhões de identificadores e mais de 2,7 milhões clientes em Portugal. Recentemente, e tal como o Jornal Económico avançou, a SIBS vendeu 20% da Via Verde à Brisa, que desta forma reforçou para 80%. A estrutura acionista final depende no entanto de a Ascendi poder exercer o seu direito de preferência proporcionais aos 20% que tem na Via Verde.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.