[weglot_switcher]

Após disparar 125% em 2016, Bitcoin subiu ontem para o valor mais alto em três anos

Moeda virtual atingiu este domingo paridade recorde de 1.022 dólares, Analistas não conseguem explicar valorização, mas a cada dez minutos são adicionadas 12.5 moedas ao sistema.
2 Janeiro 2017, 15h50

A moeda virtual bitcoin começou o ano em alta com uma paridade a ultrapassar os mil dólares. O valor foi atingido no domingo e é o mais alto dos últimos três anos. Com uma subida de 125% em 2016, a bitcoin superou o desempenho de todas as moedas emitidas por bancos centrais, de acordo com a plataforma europeia de troca de bitcoins por dólares.

A apreciação, a mais alta da moeda desde dezembro de 2013,  aconteceu no dia 1 de janeiro e foi de 2,5% para 1.022 dólares, o equivalente a 976 euros, no Bitstamp, a plataforma de troca sediada na Eslovénia. Sendo uma criptomoeda, a bitcoin não é emitida por nenhum banco central. Milhares de computadores no mundo inteiro validam transações e adicionam novas moedas ao sistema.

A volatilidade da bitcoin tem sido uma constante e os analistas não conseguem precisar as razões para a valorização da moeda. No entanto, a procura chinesa pode ter influenciado os movimentos ao longo do ano já que a moeda digital é uma forma rápida e anónima de fazer transações, o que é especialmente atrativo para países com controlo de capital rígido como a China.

Pelo contrário, o yuan desvalorizou 7% em 2016 para o nível mais baixo nas últimas duas décadas. Outro fator que pode estar a influenciar o desempenho da bitcoin é a carência de dinheiro vivo na Índia, depois de o primeiro-ministro ter anunciado abruptamente a retirada de circulação das duas notas mais altas de rupia como combate à corrupção e fuga fiscal.

“A crescente guerra pelo dinheiro, e o controlo de capitais, está a fazer a bitcoin parecer uma alternativa viável, mas com elevado risco”, explicou Paul Gordon, membro da UK Digital Currency Association e co-fundador da empresa Quantave, especializada em transações digitais, consultado pela agência Reuters.

O máximo de sempre da bitcoin foi de 1.163 dólares, um valor atingido em dezembro de 2013 e a moeda digital parece estar a caminhar rapidamente para este patamar. Por outro lado, o total de moedas disponíveis atingiu também um valor recorde de 16 mil milhões de dólares, o equivalente a quase 15,2 mil milhões de euros. A cada dez minutos, são adicionadas 12.5 moedas ao sistema de bitcoins.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.