Após disparar 125% em 2016, Bitcoin subiu ontem para o valor mais alto em três anos

Moeda virtual atingiu este domingo paridade recorde de 1.022 dólares, Analistas não conseguem explicar valorização, mas a cada dez minutos são adicionadas 12.5 moedas ao sistema.

A moeda virtual bitcoin começou o ano em alta com uma paridade a ultrapassar os mil dólares. O valor foi atingido no domingo e é o mais alto dos últimos três anos. Com uma subida de 125% em 2016, a bitcoin superou o desempenho de todas as moedas emitidas por bancos centrais, de acordo com a plataforma europeia de troca de bitcoins por dólares.

A apreciação, a mais alta da moeda desde dezembro de 2013,  aconteceu no dia 1 de janeiro e foi de 2,5% para 1.022 dólares, o equivalente a 976 euros, no Bitstamp, a plataforma de troca sediada na Eslovénia. Sendo uma criptomoeda, a bitcoin não é emitida por nenhum banco central. Milhares de computadores no mundo inteiro validam transações e adicionam novas moedas ao sistema.

A volatilidade da bitcoin tem sido uma constante e os analistas não conseguem precisar as razões para a valorização da moeda. No entanto, a procura chinesa pode ter influenciado os movimentos ao longo do ano já que a moeda digital é uma forma rápida e anónima de fazer transações, o que é especialmente atrativo para países com controlo de capital rígido como a China.

Pelo contrário, o yuan desvalorizou 7% em 2016 para o nível mais baixo nas últimas duas décadas. Outro fator que pode estar a influenciar o desempenho da bitcoin é a carência de dinheiro vivo na Índia, depois de o primeiro-ministro ter anunciado abruptamente a retirada de circulação das duas notas mais altas de rupia como combate à corrupção e fuga fiscal.

“A crescente guerra pelo dinheiro, e o controlo de capitais, está a fazer a bitcoin parecer uma alternativa viável, mas com elevado risco”, explicou Paul Gordon, membro da UK Digital Currency Association e co-fundador da empresa Quantave, especializada em transações digitais, consultado pela agência Reuters.

O máximo de sempre da bitcoin foi de 1.163 dólares, um valor atingido em dezembro de 2013 e a moeda digital parece estar a caminhar rapidamente para este patamar. Por outro lado, o total de moedas disponíveis atingiu também um valor recorde de 16 mil milhões de dólares, o equivalente a quase 15,2 mil milhões de euros. A cada dez minutos, são adicionadas 12.5 moedas ao sistema de bitcoins.

Relacionadas

Venda de dinheiro falso na Internet causa oito detenções

A Europol prendeu um grupo criminoso por vender euros falsificados. A operação foi coordenada pelas autoridades italianas e Portugal ajudou na investigação.

Nós por cá…

O Estado continua a recorrer aos velhos truques de sempre: antecipação de receita e adiamento de investimento e reformas.
Recomendadas

PremiumPedido do registo da OPA à Boavista aguarda depósito da contrapartida

Empresário espanhol-luxemburguês Gérard Lopez está a reunir os últimos documentos essenciais para apresentar à CMVM o pedido de registo de oferta. Processo deverá ficar concluído dentro de dias.

Tesla dispara na bolsa depois de resultados recorde de 2022

Ao fecho das negociações em Wall Street, cada ação da Tesla estava avaliada em 177,90 dólares, mais 17,63 dólares do que no dia anterior. Isso fez com que a empresa encerrasse a semana numa valorização de 33% face à semana anterior

Wall Street volta a fechar no verde e Nasdaq soma quarta semana seguida de ganhos

Apesar de subidas tímidas, os três principais índices de Nova Iorque fecharam em alta, colocando-se em rota para um mês de ganhos. O sector tecnológico continuou a somar ganhos antes de uma semana de muitos resultados trimestrais, impulsionando o Nasdaq depois de mais dados otimistas da inflação.
Comentários