[weglot_switcher]

Apple obrigada a mudar o cabo dos iPhones vendidos na Europa até 2024

De acordo com a Comissão Europeia, a medida visa facilitar a vida aos consumidores, além de lhes permitir poupar dinheiro.
7 Junho 2022, 14h55

A Apple será obrigada a mudar o cabo dos iPhones vendidos na Europa até 2024, depois de os países da União Europeia (UE) e os legisladores terem acordado esta terça-feira a existência de uma única porta de carregamento móvel para telemóveis, tablets e câmaras fotográficas, segundo a “Reuters”

De acordo com a Comissão Europeia, a medida visa facilitar a vida aos consumidores, além de lhes permitir poupar dinheiro.

A manobra do bloco foi aprovada depois de as empresas não terem conseguido chegar a uma solução comum.

Bruxelas tem vindo a defender uma única forma de carregamento de telemóveis há mais de uma década, motivado por queixas de utilizadores de iPhone e Android por terem de mudar para carregadores diferentes consoante os aparelhos.

Os iPhones são carregados a partir de um cabo Lightning, enquanto os dispositivos com Android utilizam cabos USB-C.

Metade dos carregadores vendidos com telemóveis em 2018 tinham um cabo USB micro-B, enquanto 29% tinham um cabo USB-C e 21% um cabo Lightning, de acordo com um estudo da Comissão Europeia realizado em 2019.

“No outono de 2024, o USB Type-C tornar-se-á a porta de carregamento comum para todos os telemóveis e câmaras fotográficas na UE”, é confirmado numa declaração do Parlamento europeu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.