Aprovada alteração que extingue sobretaxa de IRS do 2.º escalão em janeiro

Os deputados do PS, do BE e do PCP aprovaram na especialidade a alteração à sobretaxa de IRS, que fará com que os contribuintes do segundo escalão não a paguem a partir de janeiro de 2017.

Assim, os contribuintes do segundo escalão do IRS (Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares) não vão pagar sobretaxa desde janeiro do próximo ano mas, em contrapartida, os sujeitos passivos do quarto escalão vão pagar sobretaxa até novembro de 2017.

Este não era, no entanto, o desenho inicial da medida que constava na proposta de Orçamento do Estado para 2017 (OE2017), em que o Governo propunha que os contribuintes do segundo escalão pagassem sobretaxa até março e que os do quarto a pagassem até setembro de 2017.

A sobretaxa em sede de IRS a aplicar no próximo ano foi uma das mais discutidas pelos deputados nas últimas semanas, uma vez o Governo se tinha comprometido com a sua total extinção em 2017, tendo no entanto incluído a medida na proposta orçamental para o próximo ano, ainda que com um desenho diferente.

Recomendadas

Respostas rápidas: é assim que pode ir para a reforma antes dos 66 anos e sete meses

Não tem 66 anos e sete meses, mas quer ir para a reforma? Há vários regimes que permitem a antecipação da pensão de velhice. O Jornal Económico explica, com base num guia do ComparaJá.

Preço médio das casas do Canadá vai custar perto de 500 mil euros até ao fim de 2023

Aumento das taxas de juro acima do previsto pelo Banco do Canadá estão a fazer com que os custos com a habitação consumam 60% das finanças das famílias, o valor mais elevado desde 1990.

Cenário económico não anula metas de descarbonização

O cenário de uma possível recessão, associada à já frágil conjuntura macroeconómica, não assusta o sector, que diz estar “bem mais preparado” do que em 2008. As fragilidades herdades da pandemia persistem, mas importa não perder o foco das metas estabelecidas.
Comentários