[weglot_switcher]

Arménio Carlos afirma que salário mínimo a 600 euros é insuficiente

A CGTP-IN irá divulgar o valor que defende ser justo no Dia do Trabalhador.
  • Foto de Cristina Bernardo
28 Abril 2018, 13h55

O secretário geral da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses — Intersindical Nacional (CGTP-IN) defende que salário mínimo a 600 euros é insuficiente face ao aumento do volume de negócios do tecido empresarial português.

“Os 600 euros neste momento são profundamente insuficientes”, afirma o líder sindical, em entrevista à “Antena 1”. Arménio Carlos explica a opinião com os cálculos relativamente à subida dos ordenados por hora: “O salário mínimo nacional ilíquido é de 580 euros e aquilo que está previsto é 600 euros em janeiro do próximo ano. Fizemos as contas e isto dá uma atualização salarial de 67 cêntimos por dia”.

Em declarações divulgadas este sábado, Arménio Carlos adianta que será apenas no próximo 1 de maio, Dia do Trabalhador, que a organização sindical irá divulgar o valor que defende ser justo mas refere que “inevitavelmente” haverá cartazes da CGTP-IN nas ruas a pedir mais do que os 600 euros de salário mínimo nacional.

“O aumento vai ser mais significativo do que 600 euros (…). No quadro em que todos os setores aumentaram significativamente o seu volume de negócios, justifica-se o aumento de de 67 cêntimos por dia? Não se justifica”, sublinhou o responsável da CGTP-IN.

A União Geral de Trabalhadores (UGT) já apresentou a proposta para o salário mínimo nacional: 615 euros em 2019. A reivindicação da central sindical, divulgada ontem, diz, que ”torna ainda urgente rever a Tabela Remuneratória Única de modo a que se restabeleça a diferença de cerca de 50 euros entre posições remuneratórias, com especial atenção para as posições iniciais”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.