[weglot_switcher]

“As regiões autónomas passaram a ter um papel central na estratégia de Portugal”, diz deputada do PS

A deputada do PS defendeu que o Governo da República tem procurado garantir o protagonismo dos Açores e da Madeira em projetos estratégicos e reforçou a necessidade de continuar a alargar esta prática para outras áreas como a promoção turística.
16 Março 2018, 12h24

A deputada do PS, Lara Martinho, defendeu esta sexta-feira que as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira passaram de inexistentes a centrais nas grandes áreas estratégicas de Portugal, durante a discussão de dois projetos de resolução na Assembleia da República.

Lara Martinho referiu que as coisas mudaram muito com o governo do PS. “Há três anos o que fazia o Governo da República de então quanto às regiões autónomas?”, questionou a deputada socialista. “Nada”, acrescentou.

“Este Governo respondeu à questão fundamental do que podemos fazer com estes valiosos ativos. E respondeu em múltiplas dimensões, implementando políticas com uma visão orientada para o futuro, em articulação com os governos regionais, procurando garantir o protagonismo dos Açores e da Madeira em projetos estratégicos nacionais, contribuindo assim para a afirmação de Portugal no mundo”, afirmou a deputada socialista.

Nessa afirmação das regiões autónomas Lara Martinho destacou o relevo que o Governo da República tem dado relativamente à posição geoestratégica dos Açores e da Madeira bem como o contributo destas regiões para “a extensão da plataforma continental portuguesa”.

“Assistimos cada vez mais à integração do potencial das nossas regiões nos grandes projetos estratégicos nacionais”,  realçou.

Apesar destes progressos identificados pela deputada socialista foi reconhecido que é preciso continuar “a promover e a alargar” esta articulação com as regiões autónomas em áreas como “a promoção turística, a aposta na internacionalização das nossas empresas, e na projeção externa junto da NATO e da União Europeia”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.