[weglot_switcher]

Astrónomos convidam cidadãos a participar na descoberta do nono planeta

Não é preciso ser astrónomo ou especialista em matemática ou física. Será apenas necessário analisar cuidadosamente milhões de imagens captadas e reunidas no site.
3 Abril 2017, 12h07

Em causa está o que astrónomos, da Universidade Nacional Australiana (UNA), julgam ser o nono planeta do sistema solar. Decididos, convidam cidadãos potencialmente interessados em ajudar a encontrar o planeta, através da plataforma Zooniverse.

Para tal, não precisa ser astrónomo ou especialista em matemática ou física. Apenas precisa analisar cuidadosamente (e com atenção redobrada) milhões de imagens captadas – e reunidas no site – pelo telescópio de origem australiana, Sky Mapper.

Os astrónomos Brad Rucker e Brian Cox, ambos da UNA, coordenam o projeto. Segundo Rucker, esta “é uma oportunidade única de fazer algo que nunca ninguém fez nos últimos 150 anos: descobrir um novo planeta no sistema solar”. Até à data, a plataforma já conta com a participação de cerca de dois mil voluntários online.

A equipa australiana avança que este nono planeta, considerado uma superterra, deverá ter até dez vezes mais massa do que a Terra e quatro vezes a sua dimensão, e orbitará o Sol nos confins gelados do sistema solar, a uma distância do sol 800 vezes superior face à da Terra ao Sol.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.