[weglot_switcher]

Até onde vai a subida das taxas de juro na Europa? Ouça o podcast “Atlantic Connection”

Com apresentação de Nuno Vinha, subdiretor do Jornal Económico, o Atlantic Connection é um programa produzido em parceria pela BM&C News e pelo Jornal Económico, que oferece uma perspectiva em português sobre os grandes temas da atualidade global.
29 Maio 2023, 17h06


 

Ouça e acompanhe o podcast “Atlantic Connection” em:

Spotify |Apple Podcasts

 
No início deste mês, o BCE decidiu subir novamente a taxa de juro em 25 pontos base, abrandando assim o ritmo das subidas. Esta foi a sétima subida consecutiva das taxas de juro, mas as anteriores primaram pelos 50 pontos base.

Apesar da inflação estar a dar sinais de algum abrandamento, a atividade económica na Europa tem sido fortemente penalizada com a subida agressiva dos juros ao longo dos últimos meses. Isto poderá ser um ponto relevante para que o BCE comece a ponderar eventualmente abrandar o ritmo da subida dos juros, a fim de se evitar um período de maior abrandamento económico que pode levar, no pior cenário, a uma recessão mais prolongada?

No mais recente episódio do The Atlantic Connection, Nuno Vinha, subdiretor do Jornal Económico, suscitou o debate destes e de outros tópicos com Pedro Brinca, professor de macroeconomia da Nova SBE e Igor Lucena, professor, economista e doutorado em Relações Internacionais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.