[weglot_switcher]

Atenção, emigrantes: principal porta de acesso entre Portugal e França está cortada devido aos incêndios

O sudoeste francês continua a ser devastado pelas chamas, que obrigam a cortes nas autoestradas. O fogo já queimou quase sete mil hectares e obrigou a evacuar mais de 10 mil pessoas.
11 Agosto 2022, 21h00

Um incêndio de grandes dimensões continua a deflagrar na região de Gironda, no sudoeste francês. Até à manhã desta quinta-feira, já havia queimado uma área de quase sete mil hectares e obrigou ao evacuamento de 10 mil pessoas. As chamas já chegaram à área que serve de passagem entre a fronteira espanhola e a francesa, tantas vezes atravessada pelos emigrantes portugueses a viver em França.

Pelo terceiro dia consecutivo, o incêndio continua a arrasar aquela região, numa altura em que são já quase 1.100 os bombeiros destacados para o combate às chamas. Na quarta-feira, o fogo obrigou a cortes nas autoestradas francesas AP-8 e A-63, o que gerou filas de trânsito com vários quilómetros de extensão.

A magnitude do incêndio já obrigou ao apoio internacional, com a Grécia e a Suécia a enviarem dois aviões cisterna cada, ao passo que Alemanha, Polónia, Áustria e Roménia enviaram bombeiros para ajudarem no combate às chamas, anunciou o presidente francês, Emmanuel Macron, esta manhã, através do Twitter.

O combate às chamas tem sido particularmente difícil, devido às altas temperaturas, de até 40 graus Celsius, que se fazem sentir na região, de acordo com a explicação dada pelas autoridades locais, durante a manhã desta quinta-feira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.