ATTR-CM: “O grande desafio é detetar precocemente a doença”

Segundo a especialista Dulce Brito, o principal desafio da ATTR-CM reside no diagnóstico tendo em conta os iniciais sintomas inespecíficos que esta doença cardíaca apresenta.

A miocardiopatia por amiloidose a transtirretina (ATTR-CM) é uma doença cardíaca cuja verdadeira expressão em Portugal “é ainda desconhecida, mas acredito que subestimada”. Em entrevista ao SaúdeOnline, Dulce Brito reflete acerca dos principais desafios que esta patologia ainda representa para a comunidade científica.

O que é esta doença rara que afeta o coração?

A ATTR-CM é uma doença cardíaca em que, devido à existência de uma situação anómala da proteína transtirretina (TTR), há uma deposição desta no músculo cardíaco. Pode haver também a deposição de TTR noutros órgãos, em menor ou maior grau, consoante a origem e tipo da amiloidose TTR, se genética, se não-genética (chamada wild type, a qual se associa ao envelhecimento).

Continue a ler a entrevista AQUI.

VEJA o Especial dedicado a Doenças Raras AQUI

Recomendadas

Associação alerta que acesso a medicamentos genéricos pode ficar comprometido

“Caso não sejam implementadas medidas urgentes para assegurar a sustentabilidade da cadeia de produção dos medicamentos genéricos e biossimilares, é o acesso dos cidadãos à saúde que está comprometido”, adiantou a presidente da APOGEN.

“Vamos ter um momento de viragem do que é o SNS”

Há uma espécie de CEO no Serviço Nacional de Saúde. Com problemas identificados e a evidência de que a envolvente só vai piorar, a Associação Comercial do Porto (ACP) quis deixar alguns conselhos a Fernando Araújo.

Psicólogos escolares chamados a colmatar lacunas nos centros de saúde

O bastonário dos Psicólogos alertou hoje para a falta destes profissionais nos centros de saúde, adiantando que os psicólogos escolares estão muitas vezes a ser chamados para tratar situações que deviam ser resolvidas nos cuidados de saúde primários.
Comentários