[weglot_switcher]

Autoagendamento da dose de reforço para maiores de 25 anos já está disponível (com áudio)

Os utentes com 25 anos ou mais já pode fazer o auto-agendamento da dose de reforço da vacina contra a Covid-19.
25 Janeiro 2022, 16h22

Já está disponível o autoagendamento para utentes com 25 anos ou mais e que pretendam receber a dose de reforço contra a Covid-19. O alargamento foi oficializado esta quinta-feira e é possível fazê-lo na plataforma da Direção-Geral de Saúde (DGS).

Além de permitir as marcações para estes utentes, o portal do autoagendamento está aberto para pessoas com 50 ou mais anos para a dose de reforço contra a Covid-19 e a vacina da gripe, assim como os utentes com 18 ou mais anos vacinados com vacina Janssen há 90 ou mais dias.

A partir do portal,  os cidadãos podem escolher o local, e consequentemente hora, em que serão vacinados.

No site dedicado à Covid-19 do Ministério da Saúde, os cidadãos têm de indicar primeiramente a sua data de nascimento. Posteriormente, a página pede o número de utente (verso do cartão de cidadão), nome completo do cidadão que pretende ser vacinado e novamente a data de nascimento.

Assim, quando os dados forem analisados, o cidadão com mais de 18 anos que ainda não tenha recebido qualquer dose, não tenha contraído a doença e não tenha marcação para receber a vacina, poderá indicar o distrito, concelho e local de vacinação à escolha. Ainda nesta página, o cidadão tem de indicar o número de identificação fiscal (NIF), nacionalidade e o número de telemóvel para o qual será enviado a mensagem de texto com a confirmação da data de vacinação.

A partir da introdução destes dados já é possível escolher o dia em que pretende ser vacinado, com a plataforma do Ministério da Saúde a sugerir a data mais próxima disponível no centro de vacinação escolhido previamente.

Com a data escolhida, o pedido de agendamento será enviado para o telemóvel anteriormente colocado no site. Na mensagem de texto constará a hora precisa do dia para que a vacinação ficou marcada no centro de vacinação. Também na véspera do dia para que a vacinação ficou marcada, os serviços enviam uma mensagem como lembrança.

Caso as vagas fiquem indisponíveis para o dia escolhido, os utentes com mais de 18 anos podem optar por ficar na lista de espera do centro escolhido, escolher outra data ou outro centro de vacinação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.