[weglot_switcher]

Aviação. Portugal foi o país menos pontual da UE nos primeiros quatro meses do ano

Mais de dois milhões e meio dos passageiros que voaram a partir de Portugal sofreram algum tipo de perturbação no seu voo, num período que ficou marcado por várias greves, tanto dos tripulantes de cabine de várias companhia aérea, bem como do pessoal dos aeroportos.
22 Maio 2023, 15h32

As ligações aéreas portuguesas afetaram milhões de passageiros durante os primeiros quatro meses do ano, levando a que Portugal fosse o país da União Europeia (UE) menos pontual neste período, de acordo com os dados da plataforma AirHelp divulgados esta segunda-feira, 22 de maio.

Dos mais de sete milhões de passageiros que voaram entre janeiro e abril de 2023, a partir de aeroportos portugueses, mais de dois milhões e meio sofreram algum tipo de perturbação no seu voo (perto de 35% de interrupções), num período que ficou marcado por várias greves, tanto dos tripulantes de cabine de várias companhia aérea, bem como do pessoal dos aeroportos.

Em comparação com o mesmo período do ano anterior verificou-se uma duplicação do número de voos com perturbações, com pouco mais de um milhão de passageiros a ver o seu voo atrasado ou cancelado.

Segundo a AirHelp, o mês de março foi o que mais incidentes registou, com mais de 800 mil dos dois milhões e meio de passageiros a verem os seus voos afetados.

O aeroporto de Lisboa foi aquele que mais perturbações apresentou, tendo afetado mais de um milhão e meio de passageiros no seu voo (perto de 41%).

No segundo lugar, surge o aeroporto da Horta, onde perto de 35% dos voos não saiu à hora prevista, seguido pelo aeroporto da Madeira com quase 29% de passageiros afetados.

Em sentido inverso, o aeroporto de Ponta Delgada foi o mais pontual, com quase 75% dos voos a partir na hora indicada, sendo que 73% dos passageiros não sofreu qualquer perturbação no seu voo.

Já o aeroporto do Porto, considerado pela AirHelp como o melhor aeroporto português em 2022, registou 73% dos voos a partir à hora indicada e 73% dos passageiros a não sofrerem qualquer perturbação nas suas ligações.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.