[weglot_switcher]

Banca está mais agressiva nas vendas a crédito para fugir a novas regras do BdP

O Banco de Portugal ameaça com imposição de restrições na concessão de crédito e para melhorar as ofertas, bancos estão a propor a redução do spread e a dar garantias de resposta rápida.
22 Maio 2018, 10h42

Os bancos estão a acelerar a concessão de crédito antes do travão do Banco de Portugal (BdP). A notícia é dada esta terça-feira pelo jornal “Público” que mostra algumas medidas das entidades bancárias. A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já reduziu desde o início duas vezes a margem que cobra aos clientes para emprestar dinheiro, ou seja o spread e ao mesmo tempo acelerar os prazos de resposta.

Em dezembro de 2017 o Relatório de Estabilidade Financeira do BdP referia que “o atual contexto de baixas taxas de juro concorre com outros factores para uma menor restritividade nos critérios de concessão de crédito, aumentando a probabilidade de financiamento de mutuários com menor capacidade de pagamento, em particular projetos cuja viabilidade poderá ser posta em causa num cenário de normalização de taxas de juro”.

Os bancos já diminuíram os spreads mínimos para cerca de metade. O Bankinter é quem apresenta o valor mais baixo, 1,15%, seguido do Banco Santander, BCP e Novo Banco com 1,25%. Por sua vez as taxas da CGD e BPI, encontram-se em 1,5%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.