[weglot_switcher]

Bancarrota da Rússia está iminente. Última vez foi há mais de 100 anos na revolução russa (com áudio)

A Fitch voltou a descer a notação financeira da Rússia e avisou que o país está à beira do incumprimento para com os seus devedores.
  • 6. Moscovo, Rússia
9 Março 2022, 09h53

A Fitch avisou hoje que a bancarrota da Rússia está iminente pelo incumprimento com os credores que detêm a sua dívida.

Se a Rússia falhar o pagamento aos seus credores, o país poderá entrar no seu primeiro grande incumprimento sobre a sua dívida soberana desde a revolução bolchevique, que teve lugar em 1917, com o incumprimento a ter lugar um ano depois, em 1918.

O aviso chega depois de a agência de rating ter reduzido novamente a notação financeira da Rússia, prolongando o seu afundamento no mar de “lixo”.

“O facto de serem aplicadas mais sanções, as propostas que podem limitar o comércio em energia, aumentam a probabilidade de uma resposta da Rússia que inclui o não pagamento seletivo das suas obrigações de dívida soberana”, segundo uma nota da Fitch, divulgada pela “BBC”.

A descida da nota da Fitch acontece depois de os Estados Unidos e o Reino Unido terem anunciado na terça-feira que vão banir o petróleo russo.

A Fitch reduziu o rating russo em seis níveis para “C”, apenas um nível acima do incumprimento. “O “C” reflete a visão da Fitch que um incumprimento soberano está iminente”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.