[weglot_switcher]

Banco Central da China alerta para possíveis incumprimentos à boleia de riscos financeiros

O mercado imobiliário chinês continua a preocupar o regulador financeiro do gigante asiático, bem como as oscilações verificadas nos mercados internacionais, onde a disrupção causada pela pandemia é ainda forte.
1 Abril 2021, 14h51

O Banco Central da China alerta para os riscos financeiros que se têm acumulado no país ao longo de anos, segundo a CNBC, bem como provenientes de “oscilações” em mercados internacionais. Segundo um alto responsável do regulador financeiro chinês,

“Os mercados bolsista, de obrigações e de bens enfrentam riscos de oscilações”, afirmou Zou Lan, o diretor do departamento de mercados financeiros do Banco Central da China, de acordo com uma tradução da CNBC.

“Um pequeno número de grandes grupos empresariais ainda está em risco de exposição, empresas de gama média e pequena ainda enfrentam dificuldades financeiras, pelo que o risco de incumprimento é significativamente elevado”, acrescentou.

Adicionalmente, existem pressões imobiliárias em algumas partes do país, pelo que o risco de default entre empresas deste sector com pequena ou média dimensão e altamente alavancadas é alto e merece ser acompanhado de perto, referiu o representante da autoridade financeira chinesa.

Mercados como Pequim têm verificado aumentos galopantes dos preços das casas, apesar das medidas do Governo chinês para controlar estas subidas, colocando mesmo em prática uma política de “Casas não são para especulação”, de acordo com a Reuters.

Tendo servido como motor da rápida recuperação económica do país depois do surgimento da pandemia de Covid-19, o mercado debate-se agora com preocupações com uma bolha especulativa, algo que os dados de fevereiro parecem suportar, com a subida mais intensa de preços dos últimos cinco meses.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.