[weglot_switcher]

Banco Central Europeu aprova OPA do CaixaBank ao BPI

A revelação foi feita hoje pelo presidente executivo do banco espanhol, Gonzalo Gortázar.
  • Albert Gea/Reuters
28 Outubro 2016, 11h17

Gonzalo Gortázar, presidente executivo do CaixaBank, afirmou na conferência de imprensa em que foram apresentados os resultados dos primeiros nove meses de 2016, que o CaixaBank já tinha recebido” autorização do BCE para avançar” e que espera levar a Oferta Pública de Aquisição (OPA) em curso “a bom porto nos próximos meses.”

Gonzalo Gortázar sublinhou ainda a “decisão importante” tomada pelo BPI de acabar com a limitação ao direito de votos, tomada em finais de Setembro último, condição essencial para o CaixaBank continuar com a OPA lançada em Abril último.

O Conselho de Administração do BPI cooptou Gonzalo Gortázar para a administração do BPI na passada quarta-feira. No mesmo dia, Fernando Ulrich admitiu em conferência de imprensa que o CaixaBank está tão empenhado como o BPI na compra do Novo Banco.

Um dos obstáculos à OPA vem da Associação de Investidores e Analistas Técnicos (ATM) – que representa cerca de 4% de acionistas do BPI –que reclamam uma subida do preço da oferta pública de aquisição (OPA) do CaixaBank sobre o BPI. Em vez dos 1,1334 euros oferecidos pelos catalães, a associação calculou que o preço deveria ser de 3,15 euros. No entanto, os representantes destes pequenos acionistas estão dispostos a aceitar a OPA por 2,26 euros por título.

As ações do BPI negoceiam a cair 0,16% para 1,31 euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.