Banco de Fomento aprova candidaturas ao programa de recapitalização no valor de 77 milhões de euros

Estas são as primeiras operações ao abrigo do programa criado no contexto do Plano de Recuperação e Resiliência “para ajudar a reforçar o capital e a solvência de empresas viáveis”.

O Banco Português de Fomento (BPF) aprovou as candidaturas de doze empresas ao Programa de Recapitalização Estratégica do Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR) no valor de quase 77 milhões de euros, foi esta sexta-feira anunciado.

“Foram aprovadas, no dia 30 de junho, as primeiras operações ao abrigo do Programa de Recapitalização Estratégica do Fundo de Capitalização e Resiliência, gerido pelo Banco Português de Fomento e criado no contexto do Plano de Recuperação e Resiliência nacional para ajudar a reforçar o capital e a solvência de empresas viáveis”, indicou, em comunicado.

No âmbito do quadro temporário de auxílios de Estado covid-19 (Janela B) deste instrumento financeiro, foram assim aprovadas operações de investimento no valor de 76,7 milhões de euros.

De acordo com a mesma nota, as empresas a investir pelo BPF, através do FdCR, são a Pluris Investments, MD Group, Viagens Abreu, Coindu — Componentes para a Indústria Automóvel, Lunainvest – SGPS, ERT — Têxtil Portugal, Hubel Agrícola SGPS, Orbitur — Intercâmbio de Turismo, Têxtil António Falcão, Travel Store – Prestação de Serviços – Viagens, Enging – Make Solutions e Qualhouse – Produtos Alimentares.

O Programa de Recapitalização Estratégica conta com 400 milhões de euros de dotação global, através de fundos do FdCR, tendo por objetivo estimular o crescimento sustentável da economia e colmatar a “delapidação” de capitais próprios durante a crise gerada pela pandemia.

Recomendadas

Banco de Portugal divulga lista de 11 entidades sem autorização para conceder crédito

O Banco de Portugal divulgou esta sexta-feira uma lista de 11 entidades que não estão habilitadas a conceder, intermediar ou exercer consultadoria de crédito. Saiba quais são.

PremiumAtrasos do FdR adiam recuperação de 180 milhões de crédito ao Novobanco (com áudio)

A venda da carteira “Harvey” pelo Novobanco à Deva e à Arrow foi a mais recente a ser chumbada pelo Fundo de Resolução, mas não a única.

PremiumBancos fecham acordo com a DK para venda da ECS por 850 milhões (com áudio)

O acordo para venda dos fundos foi assinado na semana passada. A operação fica agora dependente da aprovação dos reguladores, devendo ficar concluída apenas no quarto trimestre.
Comentários